Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
26/03/24 às 17h59 - Atualizado em 27/03/24 às 11h55

Secretaria de Educação do DF participará de painéis na Campus Party

Servidores da SEEDF apresentarão temas relacionados à cultura de paz

João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

Ano passado estudantes da rede pública de ensino visitaram a Campus Party | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), em parceria com Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF (SSP) e com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), estará presente na Campus Party, na quinta-feira (28/3), para a realização de painéis voltados para a disseminação e fortalecimento da cultura de paz nas escolas. Com a participação de seis professores da rede pública do DF e um representante da Polícia Civil, temas como cyberbullying e o projeto NaMoral serão abordados nas palestras oferecidas no evento.

 

O engajamento de órgãos públicos, como a SEEDF, no fortalecimento das ações de cultura de paz em eventos como a Campus Party, que tem como público-alvo estudantes e jovens, é uma boa oportunidade para pautar temas que perpassam também o zelo pela ética no uso das tecnologias, como no caso do combate ao cyberbullying.

 

A chefe da Assessoria Especial pela Paz nas Escolas da SEEDF, Ana Beatriz Goldstein, frisou a relevância de levar o Projeto NaMoral e temas relacionados ao bullying para o evento. “Trata-se de mais uma estratégia que está sendo utilizada pela Secretaria de Educação, para difundir e promover a cultura de paz nas escolas, numa perspectiva de prevenção, dando a oportunidade aos nossos estudantes, de vivenciarem games e desafios que tratem de valores éticos e geradores de conexões harmoniosas, além de conhecerem a respeito dos perigos a que estão expostos com o bullying e cyberbullying”, explica.

 

Projeto NaMoral

 

O NaMoral foi criado em 2019 para levar às escolas públicas do Distrito Federal vivências de integridade com o objetivo de desenvolver uma nova cultura. Nos anos de 2020 e 2021, o projeto foi implementado em sua primeira versão virtual, voltada para estudantes universitários. Em 2022, voltou a ser realizado de forma presencial e teve a participação de 12 escolas. Em 2023, foram 24 escolas participantes.

 

O projeto utiliza ferramentas inovadoras, principalmente de gamificação, que transformam o processo de aprendizagem em um jogo. Ao refletir sobre o impacto das ações diárias, visa desenvolver uma consciência crítica nos jovens, capacitando-os para fazer escolhas alinhadas aos valores que defendem e ao mundo que desejam para si mesmos.

 

Veja abaixo detalhes das palestras:

Tema: bullying e byberbullying
Data: quinta-feira, 28 de março de 2024

Local e horário: Palco SERPRO – 14h50 às 15h20 

Palestrante: Dr. Giancarlos Zuliani – Diretor da Escola Superior de Polícia Civil

 

Tema: apresentação do Projeto NaMoral
Data: quinta-feira, 28 de março de 2024

Local e horário: Palco Fábrica de Empreendedores – 15h30 às 16h30

Palestrantes: equipe de professores formadores da Eape

Governo do Distrito Federal