6/12/21 às 15h16 - Atualizado em 6/10/22 às 18h47

Secretária e servidores da Educação recebem condecoração do GDF

Pessoas que contribuíram com a sociedade são homenageadas com a Medalha Mérito Buriti

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a subsecretaria da Eape, Maria das Graças de Paula Machado, e o servidor João Rocha Dias Filho, também da Eape, foram agraciados com a Medalha Mérito Buriti. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

O Governo do Distrito Federal entregou, nesta segunda-feira, 6, a Medalha Mérito Buriti à secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na pasta. Na cerimônia, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, também foram agraciados a subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), Maria das Graças de Paula Machado, e o servidor João Rocha Dias Filho.

O governador Ibaneis Rocha agradeceu a todos os secretários e homenageados pelo empenho ao longo de 2021. “Vocês desenvolvem um trabalho de excelência com muita dedicação e isso deve ser reconhecido”, destacou.

Hélvia Paranaguá, que também é servidora da rede pública, ficou lisonjeada com a honraria e disse que se sente muito feliz em contribuir para uma sociedade melhor. “Só existe professor porque existe estudante e nós estamos aqui por eles. Nossa missão é fazer com que o aprendizado nunca pare”, afirmou a secretária.

Governador Ibaneis Rocha comandou a solenidade de entrega da Medalha Mérito Buriti, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Paulo H. Carvalho, Agência Brasília

“É um reconhecimento por todo esforço e dedicação pela educação que luto e acredito aqui no DF. Tenho 27 anos atuando nessa área com muito orgulho”, agradeceu Maria das Graças.

João Rocha, servidor da Secretaria de Educação do DF há 33 anos, recebeu a homenagem com emoção e alegria. “O tempo de pandemia foi ainda mais desafiador para a educação porque tivemos que nos reinventar para deixar o ensino mais atrativo. Essa medalha é o reconhecimento do trabalho desenvolvido”, frisou o professor, que, atualmente, atua na Gerência de Formação Continuada para Inovação, Tecnologias e Educação a Distância (Gitead) da  Eape.

Medalha

A premiação da Medalha do Mérito Buriti foi instituída na década de 1970, pelo Decreto nº 1.488, para congratular servidores com, no mínimo, dez anos de serviço. A partir 2019, um novo texto foi publicado, garantindo a homenagem também a integrantes da sociedade civil. De acordo com a legislação, o homenageado não pode ter sofrido sanção por qualquer falta ou punição, deve ser dedicado e zelar pelo serviço público, para o aumento da produtividade, melhor racionalização ou economia dos gastos públicos.

Ao todo, neste ano, foram homenageadas 442 pessoas com a condecoração entregue a autoridades eclesiais, representantes da sociedade civil, militares e servidores públicos