Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/02/24 às 16h43 - Atualizado em 28/02/24 às 16h50

Secretária prestigia Seminário Internacional SESI de Educação

Hélvia Paranaguá participou do painel que abordou educação profissional

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participa de painel no Seminário Internacional SESI de Educação | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Nesta quarta-feira (28), a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, marcou presença na abertura do Festival SESI de Educação para participar como painelista do evento. À convite do Serviço Social da Indústria (SESI), Hélvia participou do painel ‘O futuro para juventudes, educação e mundo do trabalho‘. O festival acontece até sábado (2/5) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

 

Painelista na sessão sobre o futuro para juventudes, educação e mundo do trabalho, Hélvia Paranaguá explicou como a Secretaria de Educação está se preparando para atender às futuras demandas da juventude em termos de habilidades e competências para o mercado do trabalho.

 

A gente precisa, com base na oferta que existe hoje no Brasil e no Distrito Federal especificamente, promover cursos técnicos nessa área. Então, quando o aluno vai entrar no ensino médio, ele se vê diante de dois caminhos: o primeiro consiste em seguir o ensino médio tradicional regular, que de lá ele tenta entrar na universidade para seguir com o curso superior, e o outro é a área técnica e profissionalizante”, declarou Hélvia.

 

Hélvia destacou ainda as principais estratégias da SEEDF para garantir que os jovens estejam preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, que está em constante evolução, e acentuou a importância do incentivo da Pasta com a construção de escolas técnicas e parcerias.

 

Entregamos em 2023 a primeira Escola Técnica de Santa Maria e neste ano vamos inaugurar a primeira do Paranoá. Além disso, temos também as parcerias voltadas à Educação Profissional e Tecnológica no DF, como SEBRAE, SENAI, SENAC, SEST, CIEE, SENAT e Pronatec. Em todas elas, o aluno faz as disciplinas da formação geral básica e no contraturno ele vai para ter essas disciplinas para ter a formação técnica”, completou.

 

Segundo dados do Censo Escolar 2023, 14.328 estudantes estavam matriculados na Educação Profissional e Tecnológica no Distrito Federal no último ano. Todos os cursos podem ser acessados aqui no site da SEEDF.

 

Debate

 

Pela manhã, o evento também contou com a participação de outros especialistas como o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Ferreira; o diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, a co-CEO e diretora de Articulação do Movimento pela Base, Alice Ribeiro; a consultora pedagógica, Pilar Lacerda; o superintendente de Educação do SESI, Wisley Pereira, entre outros.

 

Para a consultora pedagógica, Pilar Lacerda, o desafio da profissão docente é identificar quem é o aluno e buscar entender a experiência de vida de cada um deles, assim como as especificidades de cada um e o contexto. “É fundamental para que as políticas educacionais consigam concretizar escolas para sujeitos reais, por isso é importante saber quem é o seu aluno e o que ele faz e precisa fazer para seguir na educação e na vida profissional“, afirmou Lacerda.

 

Festival

 

6ª edição do Festival SESI de Educação reúne diferentes atrações até sábado (2/5) | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Esta é a 6ª edição do Festival SESI de Educação, evento que é palco de uma competição de robótica e também do Seminário Internacional SESI de Educação. São esperados mais de 3 mil adolescentes e jovens de todo Brasil. O evento acontece até sábado (2/5) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

 

Durante os quatro dias do festival, o SESI reúne especialistas em educação e representantes do setor público para debater o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e a inserção dos jovens no mundo do trabalho.

 

A entrada é gratuita e será aberta ao público a partir da quinta-feira (29), das 9h às 18h. Os visitantes poderão assistir às quatro modalidades da competição – com miniaturas de carros de Fórmula 1, robôs pequenos de LEGO e robôs gigantes, com até 1,2 metro de altura e 56 kg –, além de participar de oficinas maker e interagir com 10 aparatos do SESI Lab itinerante.

Governo do Distrito Federal