Bem-vindos
De 6 a 10 de fevereiro de 2023 Oficinas e minicursos on-line
Transmissão |
Parceria: Instituto BRB, Sinpro-DF, Sebrae, Universidade De Brasília e Secretaria de Turismo
Ser profissional da educação é muito mais do que contribuir para a construção do conhecimento, é favorecer a formação de sujeitos críticos e cidadãos. E, nesse caminho, o propósito da educação e a função da escola se ampliam com o objetivo de formar cidadãos responsáveis por si, pelo outro e pelo ambiente em que vivem, pautando-se no respeito aos direitos humanos, na justiça social, na diversidade e na ética.
Neste ano letivo que se inicia, a partir da Semana Pedagógica, esperamos que possamos, juntos, trabalhar para que esse propósito e função sejam alcançados e sejam fruto da nossa dedicação e do nosso esforço para garantir as aprendizagens e, sobretudo, para formação de pessoas autônomas, solidárias e empreendedoras, conscientes do seu papel na comunidade em que vivem e na sociedade como um todo.
A Semana Pedagógica consiste em um dos momentos mais importantes do ano letivo, oportunizando reencontros e retomada das ações pedagógicas nas unidades escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, sendo espaço de diagnóstico, de planejamento, de formação, de organização do trabalho pedagógico e de fortalecimento de ações coletivas e colaborativas que refletem os resultados e a identidade da unidade escolar.
Contamos com a colaboração e engajamento de todos e desejamos um ano de inovação e sucesso nas atividades junto às unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Desejamos um retorno acolhedor e motivacional para que possamos entregar o que temos de melhor para os nossos estudantes e estamos disponíveis com as unidades organizacionais para o apoio necessário às propostas apresentadas.
Programação
⇅ Educação Infantil
Evento | Observações | ||
6/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Acolhida dos professores e demais profissionais da educação ↳ Propiciar um ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar.
▸ Educação em Tempo Integral ↳ Acolhimento dos professores. ↳ Organização do trabalho pedagógico na perspectiva da educação em Tempo Integral, avaliando os ganhos de aprendizagem dos estudantes que fizeram no ano de 2022. ↳ Apresentar o plano de ação da U.E para o corpo docente, esclarecendo as especificidades da ETI.
▸ Portaria nº 1.152, de 06 de dezembro de 2022. (Portaria de Atuação) |
7/2 | 9h | Abertura Oficial
para os Gestores das Unidades de Ensino |
Presencial na unidade escolar
Evento a participação efetiva de um dos membros da equipe gestora. secretários de estado, subsecretários, coordenadores regionais de ensino, demais autoridades e Parceiros. |
Discussão sobre o Projeto Político -Pedagógico | Presencial na unidade escolar
Toda comunidade escolar reunida
▸ Início da atualização do PPP a partir das orientações da Circular nº 18 – SUBEB/2023. |
||
14h | Abertura oficial
para toda a rede pública de ensino do Distrito Federal |
Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestra ↳ Palestrante: Dr. Gabriel Chalita |
|
8/2 | 09h | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dr. José Fernando Patiño Torres ↳ Tema: Redescobrindo emoções na arte de ensinar |
10h30 | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dra. Lúcia Helena Galvão ↳ Tema: Colorindo sonhos no caminhar da educação |
|
14h
16h 19h |
Minicursos | Evento Remoto
Para todos os servidores da SEEDF
▸ Inscrição para participar dos minicursos, por meio do CPF do professor, seguindo o processo utilizado pela EAPE. |
|
9/2 | 09h | UQVT – SUGEP | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
10h30 | Os Rumos da Avaliação no Distrito Federal – SUPLAV | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
|
14h | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Acolhida e Inserção na Educação Infantil. Elencar estratégias que favoreçam uma transição saudável, por meio de ações de acolhimento e inserção das crianças na Educação Infantil.
▸ Educação no Campo ↳ Planejamento da etapa, para as unidades escolares do campo ↳ Sugere-se: Estudar, discutir e planejar a implementação das Diretrizes Pedagógicas para a Educação do Campo.
▸ Educação em Tempo Integral ↳ Planejamento integrado e articulado das aulas e atividades da unidade escolar, tendo como documento base as Diretrizes Pedagógicas Operacionais da Educação em Tempo Integral, com ênfase na Meta 6 do PDE. |
|
10/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Realização de planejamento considerando para este ano Letivo Pacto Nacional para a primeira Infância ( site do MEC) alindo o mesmo aos projetos propostos pela DIINF (Plenarinha, Brincar e Alimentação) bem como observando os indicadores de qualidade para educação infantil (site da SEDF) buscando a implementação do Currículo em Movimento da Educação Infantil por meio de desenvolvimento de atividades relacionadas aos projetos em questão e dos propostos no PPP.
▸Organização dos espaços pedagógicos: planejar estratégias integradas, que oportunizem a aprendizagem nos diferentes campos de experiências da Educação Infantil.
▸ Educação no Campo ↳ Planejamento da etapa, para as unidades escolares do campo ↳ Sugere-se: Construção, revisão e monitoramento dos Inventários Sociais, Históricos, Culturais e Ambientais das Escolas do Campo. ↳ Articular, planejar e sugerir, temas para a formação continuada para a coordenação pedagógica coletiva, relacionados com a Educação do Campo, em parceria com a EAPE, GCAM, Programa Escola da Terra/UnB.
▸ Educação em Tempo Integral: Roda de conversa: Educação criativa – Desafio para uma nova era |
⇅ Ensino Fundamental
Evento | Observações | ||
6/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸Organização do trabalho pedagógico na perspectiva dos ciclos para as aprendizagens ↳ Estudo dos Registros de Avaliação do Ensino Fundamental, conforme Circular n.º 19/2023 – SEE/SUBEB ↳ Retomada dos Registros Avaliativos de 2022, com vistas ao mapeamento das aprendizagens dos estudantes, principalmente os retidos, dos em situação de incompatibilidade idade/ano e dos que progrediram com dificuldades.
▸ Educação em Tempo Integral ↳ Acolhimento dos professores. ↳ Organização do Trabalho Pedagógico na perspectiva da educação em Tempo Integral, avaliando os ganhos de aprendizagem dos estudantes que fizeram parte da Educação em Tempo Integral no ano de 2022; Apresentar o plano de ação da U.E para o corpo docente, esclarecendo as especificidades da ETI.
▸ Portaria nº 1.152, de 06 de dezembro de 2022. (Portaria de Atuação) |
7/2 | 9h | Abertura Oficial
para os Gestores das Unidades de Ensino |
Presencial na unidade escolar
Evento a participação efetiva de um dos membros da equipe gestora. secretários de estado, subsecretários, coordenadores regionais de ensino, demais autoridades e Parceiros. |
Discussão sobre o Projeto Político -Pedagógico | Presencial na unidade escolar
Toda comunidade escolar reunida
▸ Início da atualização do PPP a partir das orientações da Circular SUBEB. |
||
14h | Abertura oficial
para toda a rede pública de ensino do Distrito Federal |
Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestra ↳ Palestrante: Dr. Gabriel Chalita |
|
8/2 | 09h | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dr. José Fernando Patiño Torres ↳ Tema: Redescobrindo emoções na arte de ensinar |
10h30 | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dra. Lúcia Helena Galvão ↳ Tema: Colorindo sonhos no caminhar da educação |
|
14h
16h 19h |
Minicursos | Evento Remoto
Para todos os servidores da SEEDF
▸ Inscrição para participar dos minicursos, por meio do CPF do professor, seguindo o processo utilizado pela EAPE. |
|
9/2 | 09h | UQVT – SUGEP | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
10h30 | Os Rumos da Avaliação no Distrito Federal – SUPLAV | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
|
14h | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Organização do Trabalho Pedagógico na perspectiva dos Ciclos para as Aprendizagens ↳ Planejamento; Organização Curricular 2023; Elaboração de Projetos e intervenções para atender as necessidades dos estudantes elencados durante a retomada dos Registros Avaliativos de 2022.
▸Educação no Campo ↳ Planejamento da etapa, para as unidades escolares do campo ↳ Sugere-se: Estudar, discutir e planejar a implementação das Diretrizes Pedagógicas para a Educação do Campo.
▸ Educação em Tempo Integral ↳ Planejamento integrado e articulado das aulas e atividades da unidade escolar, tendo como documento base as Diretrizes Pedagógicas Operacionais da Educação em Tempo Integral, com ênfase na Meta 6 do PDE. ▸ Unidades tributárias da Rede Integradora e de atendimento intercomplementar das Escolas Parques (Ceilândia, Brazlândia e Núcleo Bandeirante) ↳ Sugere-se que seja feito um Encontro Pedagógico para articulação das ações para o ano letivo. |
|
10/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Continuação da discussão sobre o Projeto Político-Pedagógico, com ênfase no Programa SuperAção e na recomposição das aprendizagens. Organização do espaço escolar com vistas ao acolhimento dos estudantes. ▸Educação no Campo ↳ Planejamento da etapa, para as unidades escolares do campo ↳ Sugere-se: Construção, revisão e monitoramento dos Inventários Sociais, Históricos, Culturais e Ambientais das Escolas do Campo. Articular, planejar e sugerir, temas para a formação continuada para a coordenação pedagógica coletiva, relacionados com a Educação do Campo, em parceria com a EAPE, GCAM, Programa Escola da Terra/UnB. ▸ Educação em Tempo Integral ↳ Roda de conversa: Educação criativa – Desafio para uma nova era |
⇅ Ensino Médio
Evento | Observações | ||
6/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Avaliação diagnóstica: diagnóstico, planejamento e execução. ▸ Coordenação por área do conhecimento para planejamento das estratégias referentes aos objetivos de aprendizagem da Formação Geral Básica. ▸ EMTI ↳ Acolhimento dos professores. ↳ Organização do Trabalho Pedagógico na perspectiva da educação em tempo integral. ↳ Apresentação dos Arranjos Curriculares do Itinerário Formativo Integrador do EMTI: Reflexões sobre a prática em sala de aula. ↳ Onde pesquisar: • Guia de Implementação do Novo Ensino Médio • Diretrizes nacionais Curriculares Nacionais para o • Ensino Médio e suas alterações definidas em 2018 Conheça melhor os termos da DCNEM
▸ Portaria nº 1.152, de 06 de dezembro de 2022. (Portaria de Atuação) |
7/2 | 9h | Abertura Oficial
para os Gestores das Unidades de Ensino |
Presencial na unidade escolar
Evento a participação efetiva de um dos membros da equipe gestora. secretários de estado, subsecretários, coordenadores regionais de ensino, demais autoridades e Parceiros. |
Discussão sobre o Projeto Político -Pedagógico | Presencial na unidade escolar
Toda comunidade escolar reunida
▸ Início da atualização do PPP a partir das orientações da Circular SUBEB. |
||
14h | Abertura oficial
para toda a rede pública de ensino do Distrito Federal |
Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestra ↳ Palestrante: Dr. Gabriel Chalita |
|
8/2 | 09h | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dr. José Fernando Patiño Torres ↳ Tema: Redescobrindo emoções na arte de ensinar |
10h30 | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dra. Lúcia Helena Galvão ↳ Tema: Colorindo sonhos no caminhar da educação |
|
14h
16h 19h |
Minicursos | Evento Remoto
Para todos os servidores da SEEDF
▸ Inscrição para participar dos minicursos, por meio do CPF do professor, seguindo o processo utilizado pela EAPE. |
|
9/2 | 09h | UQVT – SUGEP | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
10h30 | Os Rumos da Avaliação no Distrito Federal – SUPLAV | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
|
14h | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Coordenação por área do conhecimento para planejamento das unidades curriculares eletivas e trilhas de aprendizagem a serem ofertadas. ▸ Preparação para a Oferta dos Itinerários Formativos ↳ Operacionalização das Trilhas de aprendizagem no Contexto do NEM. ▸Educação do Campo ↳ Planejamento da etapa, para as Unidades escolares do Campo sugere-se: Estudar, discutir e planejar a implementação das Diretrizes Pedagógicas para a Educação do Campo. ▸EMTI ↳ Os arranjos curriculares do Itinerário Formativo Integrador do EMTI: reflexões sobre a prática em sala de aula. ↳ Onde pesquisar: Guia de Implementação do Novo Ensino Médio |
|
19h | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Coordenação Pedagógica por área de conhecimento a fim de elaborar um plano de ação estratégico na perspectiva da recomposição das aprendizagens |
|
10/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Programar a dinâmica de apresentação e escolha das eletivas e trilhas de aprendizagem para os estudantes. ▸ Abordagem sobre as Metodologias Ativas. ▸ Coordenação por área do conhecimento para estudo do livro didático e planejamento. ▸ Educação do Campo ↳ Planejamento da etapa, para as Unidades escolares do Campo ↳ Sugere-se: Construção, revisão e monitoramento dos Inventários Sociais, Históricos, Culturais e Ambientais das Escolas do Campo. Articular, planejar e sugerir, temas para a formação continuada para a coordenação pedagógica coletiva, relacionados com a Educação do Campo, em parceria com a EAPE, GCAM, Programa Escola da Terra/UnB. ▸ EMTI ↳ Reflexão e discussão sobre as 10 competências gerais da BNCC articuladas aos arranjos pedagógicos do Itinerário Formativo Integrador. ↳ Onde pesquisar: Guia de Implementação do Novo Ensino Médio |
19h | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Estudo, elaboração e definição do calendário de ações da unidade escolar. ▸ Discussão acerca do uso de metodologias ativas no contexto do acolhimento do estudante do noturno. |
⇅ Ensino Especial
Evento | Observações | ||
6/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Visualização do vídeo para a sensibilização dos professores para o processo de inclusão educacional dos estudantes com deficiência: SOMOS TODOS IGUAIS ↳ Reflexão sobre o processo de Inclusão Educacional dos ANEE. (Nas escolas que possuem Sala de Recursos, os professores que atuam nesse espaço poderão apresentar o perfil dos estudantes com deficiência e TEA. No caso dos CEE, EBT e CEEDV, a apresentação pode ser realizada pela equipe pedagógica ou por cada um dos professores, para os demais conheçam todos os estudantes).
▸ Portaria nº 1.152, de 06 de dezembro de 2022. (Portaria de Atuação) |
7/2 | 9h | Abertura Oficial
para os Gestores das Unidades de Ensino |
Presencial na unidade escolar
Evento a participação efetiva de um dos membros da equipe gestora. secretários de estado, subsecretários, coordenadores regionais de ensino, demais autoridades e Parceiros. |
Discussão sobre o Projeto Político -Pedagógico | Presencial na unidade escolar
Toda comunidade escolar reunida
▸ Início da atualização do PPP a partir das orientações da Circular SUBEB. |
||
14h | Abertura oficial
para toda a rede pública de ensino do Distrito Federal |
Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestra ↳ Palestrante: Dr. Gabriel Chalita |
|
8/2 | 09h | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dr. José Fernando Patiño Torres ↳ Tema: Redescobrindo emoções na arte de ensinar |
10h30 | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dra. Lúcia Helena Galvão ↳ Tema: Colorindo sonhos no caminhar da educação |
|
14h
16h 19h |
Minicursos | Evento Remoto
Para todos os servidores da SEEDF
▸ Inscrição para participar dos minicursos, por meio do CPF do professor, seguindo o processo utilizado pela EAPE. |
|
9/2 | 09h | UQVT – SUGEP | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
10h30 | Os Rumos da Avaliação no Distrito Federal – SUPLAV | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
|
14h | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Conhecendo o nosso Currículo em Movimento – Educação Inclusiva ↳ Sugestão: Fazer leitura do Cap. 03 – Avaliação das aprendizagens, na perspectiva de inclusão (pág. 41-44) |
|
10/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Sugestão de materiais para serem discutidos sobre inclusão Textos de sensibilização: ↳ Na minha escola todo mundo é igual Vídeos para discussão: |
⇅ Educação de Jovens e Adultos
Evento | Observações | ||
6/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Dinâmica ↳ Organização dos professores em grupos de trabalho para leitura dos textos sugeridos e roda de conversa para socialização das reflexões acerca das temáticas apresentadas nos textos, abordando as seguintes questões: • Como a escuta sensível pode ser utilizada como instrumento para que o professor possa acolher e se sentir acolhido? • Como o reconhecimento da trajetória de vida dos estudantes da EJA em seu contexto social garantem uma relação mais humanizada no processo de ensino e de aprendizagem?
▸Sugestões de material de apoio: ↳ Texto 1: A escutatória (uma lauda)
▸ Sistematização ↳ As atividades serão finalizadas com a apresentação das conclusões de cada grupo de trabalho.
▸ Portaria nº 1.152, de 06 de dezembro de 2022. (Portaria de Atuação) |
7/2 | 9h | Abertura Oficial
para os Gestores das Unidades de Ensino |
Presencial na unidade escolar
Evento a participação efetiva de um dos membros da equipe gestora. secretários de estado, subsecretários, coordenadores regionais de ensino, demais autoridades e Parceiros. |
Discussão sobre o Projeto Político -Pedagógico | Presencial na unidade escolar
Toda comunidade escolar reunida
▸ Início da atualização do PPP a partir das orientações da Circular SUBEB. |
||
14h | Abertura oficial
para toda a rede pública de ensino do Distrito Federal |
Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestra ↳ Palestrante: Dr. Gabriel Chalita |
|
8/2 | 09h | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dr. José Fernando Patiño Torres ↳ Tema: Redescobrindo emoções na arte de ensinar |
10h30 | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dra. Lúcia Helena Galvão ↳ Tema: Colorindo sonhos no caminhar da educação |
|
14h
16h 19h |
Minicursos | Evento Remoto
Para todos os servidores da SEEDF
▸ Inscrição para participar dos minicursos, por meio do CPF do professor, seguindo o processo utilizado pela EAPE. |
|
9/2 | 09h | UQVT – SUGEP | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
10h30 | Os Rumos da Avaliação no Distrito Federal – SUPLAV | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
|
14h
e 19h |
Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Tema Proposto ↳ Como a prática pedagógica do professor pode contribuir com a permanência dos estudantes na EJA?
▸ Dinâmica ↳ Discussão do trecho a seguir relacionando-o com a prática do professor que atua na EJA e os impactos no processo de ensino e, principalmente, de aprendizagem e permanência dos estudantes da EJA.
▸ Sujeitos da EJA… ↳ Suas leituras de mundo, da cidade, do campo, das relações políticas, de produção, de trabalho, estão coladas aos resultados de suas resistências e de suas lutas por sobreviver a tantas opressões impostas. Nessas pedagogias de resistência aprendem outras formas de pensar coladas a outras formas de intervir tão diferentes da lógica do pensar oficial, até escolar, que só valoriza como pensar válido ir às causas, às múltiplas determinações do real. Seu pensar é outro construído a partir das múltiplas opressões e das consequências sociais, políticas de suas lutas, reações e resistências. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias (ARROYO, 2017).
▸ Questão para reflexão coletiva ↳ Se hoje os sujeitos da EJA são outros e suas demandas sociais também são outras, que pedagogias atendem a esses sujeitos? Discussão, sistematização e apresentação, tendo como foco a relevância da ressignificação do trabalho pedagógico para o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes da EJA.
▸ Sistematização ↳ Com base, nas discussões realizadas que palavra o professor levará para sua prática pedagógica?
▸Educação do Campo ↳ Planejamento da modalidade, para as unidades escolares do campo sugere-se: Estudar, discutir e planejar a implementação das Diretrizes Pedagógicas para a Educação do Campo. |
|
10/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Tema Proposto ↳ Avaliação na EJA na perspectiva das aprendizagens.
▸ Dinâmica: Roda de conversa para socialização das reflexões acerca da temática apresentadas, considerando as seguintes questões: ↳ Que avaliação atende e confere maior significado às aprendizagens dos estudantes da EJA? ↳ Considerando a realidade dos segmentos/etapas em que atuo, quais tipos de avaliação se fazem necessárias? ↳ Leitura de adaptação do texto: Reflexões sobre Avaliação: Esboçando Retratos da EJA. Sílvia Maria Pelloso Texto adaptado disponível → Aqui
▸ Sistematização ↳ Planejamento da Avaliação Diagnóstica Inicial, por segmento/etapa/componente curricular.
▸ Educação do Campo ↳ Planejamento da modalidade, para as Unidades escolares do Campo sugere-se: Construção, revisão e monitoramento dos Inventários Sociais, Históricos, Culturais e Ambientais das Escolas do Campo. Articular, planejar e sugerir, temas para a formação continuada para a coordenação pedagógica coletiva, relacionados com a Educação do Campo, em parceria com a EAPE, GCAM, Programa Escola da Terra/UnB. |
⇅ Educação Profissional e Tecnológica
Evento | Observações | ||
6/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸Acolhimento dos professores e demais profissionais da Educação Profissional e Tecnológica.
▸Intencionalidade: ↳Propiciar ambiente acolhedor e dialógico, bem como retomar as normas de funcionamento da unidade escolar, considerando os protocolos de retorno às aulas e as orientações sobre as medidas sanitárias vigentes.
▸ Portaria nº 1.152, de 06 de dezembro de 2022. (Portaria de Atuação) |
7/2 | 9h | Abertura Oficial
para os Gestores das Unidades de Ensino |
Presencial na unidade escolar
Evento a participação efetiva de um dos membros da equipe gestora. secretários de estado, subsecretários, coordenadores regionais de ensino, demais autoridades e Parceiros. |
Discussão sobre o Projeto Político -Pedagógico | Presencial na unidade escolar
Toda comunidade escolar reunida
▸ Início da atualização do PPP a partir das orientações da Circular SUBEB. |
||
14h | Abertura oficial
para toda a rede pública de ensino do Distrito Federal |
Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestra ↳ Palestrante: Dr. Gabriel Chalita |
|
8/2 | 09h | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dr. José Fernando Patiño Torres ↳ Tema: Redescobrindo emoções na arte de ensinar |
10h30 | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dra. Lúcia Helena Galvão ↳ Tema: Colorindo sonhos no caminhar da educação |
|
14h
16h 19h |
Minicursos | Evento Remoto
Para todos os servidores da SEEDF
▸ Inscrição para participar dos minicursos, por meio do CPF do professor, seguindo o processo utilizado pela EAPE. |
|
9/2 | 09h | UQVT – SUGEP | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
10h30 | Os Rumos da Avaliação no Distrito Federal – SUPLAV | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
|
14h | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Formação sobre Educação Profissional e Tecnológica. ↳ Propiciar momento formativo sobre a modalidade Educação Profissional e Tecnológica, considerando as especificidades da comunidade escolar.
▸ Atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP). ↳ Refletir sobre a atualização do PPP, considerando as especificidades dos estudantes da Educação Profissional e as necessidades da comunidade escolar, assim como os projetos e ações que podem fortalecer as aprendizagens dos estudantes.
▸ Definição de períodos e datas no Calendário da Unidade Escolar. ↳ Apresentação do Calendário Escolar 2023 e definição dos dias letivos móveis, períodos e datas relevantes para a unidade escolar. |
|
19h | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Formação sobre Educação Profissional e Tecnológica. ↳ Propiciar momento formativo sobre a modalidade Educação Profissional e Tecnológica, considerando as especificidades da comunidade escolar.
▸ Atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP). ↳ Refletir sobre a atualização do PPP, considerando as especificidades dos estudantes da Educação Profissional e as necessidades da comunidade escolar, assim como os projetos e ações que podem fortalecer as aprendizagens dos estudantes.
▸ Definição de períodos e datas no Calendário da Unidade Escolar. ↳ Apresentação do Calendário Escolar 2023 e definição dos dias letivos móveis, períodos e datas relevantes para a unidade escolar. |
|
10/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Coordenação pedagógica específica de cada curso ↳ Mobilizar a equipe para o debate acerca das especificidades do curso em que atua, partindo de uma reflexão, em grupos.
▸Coordenação Pedagógica Individual ↳ Oportunizar aos professores tempo para o planejamento.
|
⇅ Socioeducação
Evento | Observações | ||
6/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Levantamento de temáticas para formação na Coordenação Pedagógica
▸ Portaria nº 1.152, de 06 de dezembro de 2022. (Portaria de Atuação) |
7/2 | 9h | Abertura Oficial
para os Gestores das Unidades de Ensino |
Presencial na unidade escolar
Evento a participação efetiva de um dos membros da equipe gestora. secretários de estado, subsecretários, coordenadores regionais de ensino, demais autoridades e Parceiros. |
Discussão sobre o Projeto Político -Pedagógico | Presencial na unidade escolar
Toda comunidade escolar reunida
▸ Início da atualização do PPP a partir das orientações da Circular SUBEB. |
||
14h | Abertura oficial
para toda a rede pública de ensino do Distrito Federal |
Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestra ↳ Palestrante: Dr. Gabriel Chalita |
|
8/2 | 09h | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dr. José Fernando Patiño Torres ↳ Tema: Redescobrindo emoções na arte de ensinar |
10h30 | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dra. Lúcia Helena Galvão ↳ Tema: Colorindo sonhos no caminhar da educação |
|
14h
16h 19h |
Minicursos | Evento Remoto
Para todos os servidores da SEEDF
▸ Inscrição para participar dos minicursos, por meio do CPF do professor, seguindo o processo utilizado pela EAPE. |
|
9/2 | 09h | UQVT – SUGEP | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
10h30 | Os Rumos da Avaliação no Distrito Federal – SUPLAV | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
|
14h | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Organização do Trabalho Pedagógico na perspectiva dos Ciclos para as Aprendizagens, conforme Diretrizes Pedagógicas de Escolarização da Socioeducação. Avaliação Diagnóstica, mapeamento dos estudantes com transtornos e/ou deficiências. |
|
10/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Planejamento e organização de Projetos Coletivos e Interventivos para o ano letivo de 2023 com a participação de todos os componentes curriculares; planejamento do acolhimento dos estudantes; preparação das salas de aula para recepcionar os estudantes. |
⇅ Escolas de Natureza Especial
Evento | Observações | ||
6/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Para todas as Escolas de natureza especial: ↳ Acolhimento dos professores. ↳ Discussão das possibilidade de busca de projetos para fomento da educação ambiental/patrimonial, arte-educação e de língua estrangeira.
▸ Portaria nº 1.152, de 06 de dezembro de 2022. (Portaria de Atuação) |
7/2 | 9h | Abertura Oficial
para os Gestores das Unidades de Ensino |
Presencial na unidade escolar
Evento a participação efetiva de um dos membros da equipe gestora. secretários de estado, subsecretários, coordenadores regionais de ensino, demais autoridades e Parceiros. |
Discussão sobre o Projeto Político -Pedagógico | Presencial na unidade escolar
Toda comunidade escolar reunida
▸ Início da atualização do PPP a partir das orientações da Circular SUBEB. |
||
14h | Abertura oficial
para toda a rede pública de ensino do Distrito Federal |
Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestra ↳ Palestrante: Dr. Gabriel Chalita |
|
8/2 | 09h | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dr. José Fernando Patiño Torres ↳ Tema: Redescobrindo emoções na arte de ensinar |
10h30 | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dra. Lúcia Helena Galvão ↳ Tema: Colorindo sonhos no caminhar da educação |
|
14h
16h 19h |
Minicursos | Evento Remoto
Para todos os servidores da SEEDF
▸ Inscrição para participar dos minicursos, por meio do CPF do professor, seguindo o processo utilizado pela EAPE. |
|
9/2 | 09h | UQVT – SUGEP | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
10h30 | Os Rumos da Avaliação no Distrito Federal – SUPLAV | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
|
14h
e 19h |
Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Para todas as escolas de natureza especial: ↳ “A música é um instrumento facilitador no processo de aprendizagem, pois o aluno aprende a ouvir de maneira ativa e refletida, já que quando for o exercício de sensibilidade para os sons, maior será a capacidade para o aluno desenvolver sua atenção e memória.” A música proporciona uma expansão do vocabulário por explorar palavras que muitas vezes não são comuns à esfera de vivência do estudante e contribui para uma melhor dicção ao trabalhar o tempo musical e as entonações. ↳ Buscar formas de utilizar a música tentando fazer com que o estudante seja protagonista na busca do seu conhecimento (link: musicaexcentrica.com/instrumentos-excentricos)
|
|
10/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Para todas as Escolas de natureza especial: ↳ Roda de conversa: Educação criativa – desafio para uma nova era
▸ Para CIL: ↳ Promover um momento cultural de imersão linguística em sua unidade de ensino (língua e comida típica da LEM) |
⇅ EMMP/PROEM
Evento | Observações | ||
6/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Portaria nº 1.152, de 06 de dezembro de 2022. (Portaria de Atuação) |
7/2 | 9h | Abertura Oficial
para os Gestores das Unidades de Ensino |
Presencial na unidade escolar
Evento a participação efetiva de um dos membros da equipe gestora. secretários de estado, subsecretários, coordenadores regionais de ensino, demais autoridades e Parceiros. |
Discussão sobre o Projeto Político -Pedagógico | Presencial na unidade escolar
Toda comunidade escolar reunida
▸ Início da atualização do PPP a partir das orientações da Circular SUBEB. |
||
14h | Abertura oficial
para toda a rede pública de ensino do Distrito Federal |
Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestra ↳ Palestrante: Dr. Gabriel Chalita |
|
8/2 | 09h | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dr. José Fernando Patiño Torres ↳ Tema: Redescobrindo emoções na arte de ensinar |
10h30 | Palestra | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF
▸ Palestrante: Dra. Lúcia Helena Galvão ↳ Tema: Colorindo sonhos no caminhar da educação |
|
14h
16h 19h |
Minicursos | Evento Remoto
Para todos os servidores da SEEDF
▸ Inscrição para participar dos minicursos, por meio do CPF do professor, seguindo o processo utilizado pela EAPE. |
|
9/2 | 09h | UQVT – SUGEP | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
10h30 | Os Rumos da Avaliação no Distrito Federal – SUPLAV | Evento Remoto – Transmitido pelo Canal EDUCADF/EAPE
Local a critério da unidade escolar Para todos os servidores da SEEDF |
|
14h | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Organização do Trabalho Pedagógico na perspectiva dos Direitos Humanos e Diversidade para as Aprendizagens: Planejamento.
|
|
10/2 | Todos os turnos | Atividades internas planejadas pelas Unidades de Ensino | Presencial na unidade escolar
Professores e demais profissionais da educação
▸ Assistir e promover discussão acerca do filme Ana – O curta metragem brasileiro, “ANA”, retrata a história de Ana, uma menina negra que não se reconhece como negra, e Jeannette, professora refugiada que sente dificuldades em se adaptar ao Brasil. Vítimas de racismo e preconceito, elas descobrem juntas um modo de transformar a si mesmas.
▸Sugestão de live : Intervenções Pedagógicas por meio de Projetos |
Material complementar
⇅ Educação Infantil
▸ Circular nº 17/2023 – Orientações para acolhimento e inserção das crianças no ambiente escolar das Unidades Escolares Públicas e das Instituições Educacionais Parceiras que ofertam Educação Infantil.
▸ Educação Infantil do campo – proposta da expansão política
▸ Educação infantil em jornada de tempo integral – Dilemas e perspectivas
▸ Indicadores de qualidade na educação infantil do Distrito Federal
▸ Literatura na educação infantil – acervos, espaços e mediações
▸ Orientação pedagógica – Projeto político pedagógico e coordenação pedagógica nas escolas
▸ Parâmetros nacionais de qualidade da educação infantil
▸ Transição escolar – Trajetórias na educação básica do Distrito Federal
⇅ Ensino Fundamental
▸ Ata do Conselho de Classe 2º ciclo – 2023
▸ Ata do Conselho de Classe – 3º ciclo – 2023
▸ Diretrizes pedagógica – 2° ciclo
▸ Diretrizes pedagógica – 3° ciclo
▸ Organização Curricular – Anos Finais
▸ Organização Curricular – Anos Iniciais
▸ Orientações para preenchimento do RFA + Ata do Conselho de Classe – 2023
▸ Orientações para preenchimento dos Registros de Avaliação do 2º Ciclo do Ensino Fundamental – 2023
▸ Orientações Pedagógicas-3°ciclo
▸ Registro de Avaliação – RAv – 2023
▸ Registro Formativo de Avaliação – RFA – 2023
▸ Transição escolar – Trajetórias na educação básica do Distrito Federal
⇅ Ensino Médio e EMTI
▸ Caderno Orientador de Avaliação para as Aprendizagens – Novo Ensino Médio
▸ Caderno orientador: Projeto de Vida_- Novo Ensino Médio
▸ Educação em Direitos Humanos no contexto da implementação do Novo Ensino Médio
▸ Guia de implementação do Novo Ensino Médio
▸ Guia Orientador do Itinerário de Formação Técnica e Profissional do Novo Ensino Médio
▸ Lei EMTI 6036 de 21/12/2017 – Institui o Programa Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI no Distrito Federal e dá outras providências.
▸ Plano de implementação do Novo Ensino Médio
▸ Portaria nº 2.116, de 6/12/2019 – Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017
▸ Transição escolar – Trajetórias na educação básica do Distrito Federal
⇅ Educação de Jovens e Adultos
▸ Escutatória – Rubem Alves
▸ É preciso acolher com mais cuidado a juventude na EJA. Ewerton de Souza.
▸ Reflexões sobre Avaliação: Esboçando Retratos da EJA. Sílvia Maria Pelloso
▸ Transição escolar – Trajetórias na educação básica do Distrito Federal
⇅ Educação Especial
⇅ PROEM
▸Intervenções Pedagógicas por meio de Projetos
▸Curta metragem brasileiro, ANA
▸ Transição escolar – Trajetórias na educação básica do Distrito Federal