Bem-vindos
Dias 7, 8 ,9, 15 e 16 de fevereiro A Semana Pedagógica é o momento em que o profissional da educação dedica à organização, planejamento e reflexão sobre o trabalho pedagógio de forma coletiva e democrática, para garantir a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem na rede pública de ensino do Distrito Federal. Serão dias para compartilhar experiênias, discutir práticas pedagógicas, alinhar objetivos e planejar o ano letivo que se inicia, considerando as singularidades e especificidades da unidade escolar, bem como as políticas que regem a educação, compreendendo as diretrizes e legislações, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo em Movimento do Distrito Federal. É um período importante, pois antecede as atividades letivas e visa assegurar, à gestão escolar e aos demais profissionais envolvidos, que as orientações indicadas nos documentos estejam refletidas nos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPP) e alcancem as metas estabelecidas, de modo a retratar um trabalho coerente, coeso e colaborativo, com vistas às aprendizagens de todos os estudantes e percursos escolares adequados. Orientações e procedimentos ➥ Leitura e análise dos dados educacionais para o planejamento eficaz, com base na realidade da unidade escolar. ➥ Definição de estratégias para recompor e recuperar aprendizagens, a fim de favorecer o sucesso e a permanência do estudante no seu percurso escolar adequado. ➥ Leitura e análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) 2023 da unidade escolar, com vistas à sua (re)elaboração coletiva, abrindo espaços para a discussão acerca de ações e/ou projetos pedagógicos relativos a todas as temáticas que perpassam os Eixos Transversais. O PPP é um documento flexível e dinâmico. Mas deve respeitar no momento de elaboração e atualização, os princípios e as diretrizes da legislação educacional vigentes, os normativos da SEEDF, destacando-se a Lei nº 9.394, de 1996; as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: ↳ Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ↳ Plano Distrital de Educação (PDE) 2015-2024 ↳ Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 ↳ Planejamento Estratégico Institucional (PEI) 2023-2027 ↳ Orientação Pedagógica: Projeto Político-Pedagógico e Coordenação Pedagógica nas escolas ↳ Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ➥ Leitura do Guia de Valorização da vida: orientações e prevenção ao bullying, automutilação e suicídio” (2023), em atenção ao eixo Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos. ↳ Este Guia apresenta sugestões pedagógicas e discussões conceituais que contemplam temáticas complexas da contemporaneidade, como: bullying, automutilação e suicídio e oferece um roteiro didático para cada tema, abordando práticas mediadoras a serem desenvolvidas na dinâmica do trabalho coletivo. ➥ Leitura dos materiais que abordam a Educação para a Sustentabilidade: ↳ Educação ambiental orientada para a coleta seletiva e gestão de resíduos sólidos nas unidades escolares – Coleta Seletiva da SLU ↳ Educação ambiental climática e mudanças do clima – Diretrizes de Educação Ambiental Climática. ➥ Leitura dos materiais que abordam a temática “Acolhimento do estudante com TEA no contexto escolar – Inclusão do estudante TEA”, com foco em: ↳ Conhecer o perfil de cada estudante com TEA da UE Acolhendo o estudante com TEA ↳ Construir coletivamente o projeto de ação inclusiva específico para cada estudante com TEA ↳ Contemplar estratégias de prevenção e acolhimento em momentos de desorganização comportamental do estudante com TEA com o envolvimento da comunidade escolar e definir papéis entre os profissionais da unidade escolar – Como agir com o estudante com TEA em momento de desorganização comportamental. Atenção para as datas!! As unidades escolares devem reservar os turnos: Vespertino e noturno do dia 08/02/2024 (quinta-feira) e Matutino do dia 09/02/2024 (sexta-feira) Para que os profissionais de educação participem dos minicursos RELAÇÃO DOS MINICURSOS Inscrições de 31/1 a 7/2/2024 Tutoriais Siga cada etapa conforme as instruções abaixo CADASTRO USUÁRIO EXTERNO | INSCRIÇÕES USUÁRIOS INTERNOS E EXTERNOS Sua participação é muito importante!!!
Calendário Escolar
Atualizado em 5/2/24
Programação
Matutino | Vespertino | Noturno | |
7/2 | ▸ Organização da unidade escolar | ▸ Organização da unidade escolar | ▸ Organização da unidade escolar |
8/2 | ▸ Organização da unidade escolar | ▸ Minicursos | ▸ Minicursos |
9/2 | ▸ Minicursos | ▸ Organização da unidade escolar | ▸ Organização da unidade escolar |
15/2 | ▸ Organização da unidade escolar | ▸ Organização da unidade escolar | ▸ Organização da unidade escolar |
16/2 | ▸ Organização da unidade escolar | ▸ Organização da unidade escolar | ▸ Organização da unidade escolar |
Material complementar
⇅ Educação Infantil
Arte – Educação
Educação Ambiental
Direitos Humanos e Diversidade
Popularização da Ciênica
⇅ Ensino Fundamental
Direitos Humanos e Diversidade
Popularização da Ciência
Sugestões para o último dia da Semana Pedagógica (equipe de Línguas Estrangeiras da GEAPLA)
Para Escolas Bilíngues:
Roda de conversa: How language shapes the way we think | Lera Boroditsky | TED
⇅ Ensino Médio e EMTI
Direitos Humanos e Diversidade
Popularização da Ciência
Sugestões para o último dia da Semana Pedagógica (equipe de Línguas Estrangeiras da GEAPLA)
Escolas Bilíngues:
Roda de conversa: How language shapes the way we think | Lera Boroditsky | TED
⇅ Educação de Jovens e Adultos
Direitos Humanos e Diversidade
⇅ Ensino Especial
Popularização da Ciência
⇅ Educação Profissional e Tecnológica
⇅ EMMP – PROEM
Direitos Humanos e Diversidade
Popularização da ciência
Decreto nº 11.754/2023 – Institui o Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência e o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia – Comitê Pop.
⇅ Educação em Tempo Integral
Direitos Humanos e Diversidade
Popularização da Ciênica
⇅ Escolas de Natureza Especial
Direitos Humanos e Diversidade
Popularização da Ciência
CIL
Tributariedade
Sugestões para o último dia da Semana Pedagógica (equipe de Línguas Estrangeiras da GEAPLA)
CIL:
Roda de conversa: Why every student deserves a champion | Rita Pierson | TED
⇅ Avaliação
Realização:
Secretaria de Estado de Educação
Subeb | Subin | Eape