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Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/01/24 às 13h02 - Atualizado em 6/02/24 às 15h35

Volta às aulas

 

Bem-vindos

 

img-responsiva Dias 7, 8 ,9, 15  e 16 de fevereiro
Calendário Escolar

 

A Semana Pedagógica é o momento em que o profissional da educação dedica à organização, planejamento e reflexão sobre o trabalho pedagógio de forma coletiva e democrática, para garantir a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem na rede pública de ensino do Distrito Federal.

 

Serão dias para compartilhar experiênias, discutir práticas pedagógicas, alinhar objetivos e planejar o ano letivo que se inicia, considerando as singularidades e especificidades da unidade escolar, bem como as políticas que regem a educação, compreendendo as diretrizes e legislações, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo em Movimento do Distrito Federal.

 

É um período importante, pois antecede as atividades letivas e visa assegurar, à gestão escolar e aos demais profissionais envolvidos, que as orientações indicadas nos documentos estejam refletidas nos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPP) e alcancem as metas estabelecidas, de modo a retratar um trabalho coerente, coeso e colaborativo, com vistas às aprendizagens de todos os estudantes e percursos escolares adequados.

 

Orientações e procedimentos

 

➥ Leitura e análise dos dados educacionais para o planejamento eficaz, com base na realidade da unidade escolar.

➥ Definição de estratégias para recompor e recuperar aprendizagens, a fim de favorecer o sucesso e a permanência do estudante no seu percurso escolar adequado.

➥ Leitura e análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) 2023 da unidade escolar, com vistas à sua (re)elaboração coletiva, abrindo espaços para a discussão acerca de ações e/ou projetos pedagógicos relativos a todas as temáticas que perpassam os Eixos Transversais.

O PPP é um documento flexível e dinâmico.

Mas deve respeitar no momento de elaboração e atualização, os princípios e as diretrizes da legislação educacional vigentes, os normativos da SEEDF, destacando-se a Lei nº 9.394, de 1996; as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:

↳ Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

↳ Plano Distrital de Educação (PDE) 2015-2024

↳ Plano Plurianual (PPA) 2024-2027

↳ Planejamento Estratégico Institucional (PEI) 2023-2027

↳ Orientação Pedagógica: Projeto Político-Pedagógico e Coordenação Pedagógica nas escolas

↳ Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

 

➥ Leitura do Guia de Valorização da vida: orientações e prevenção ao bullying, automutilação e suicídio” (2023), em atenção ao eixo Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos.

↳ Este Guia apresenta sugestões pedagógicas e discussões conceituais que contemplam  temáticas complexas da contemporaneidade, como: bullying, automutilação e suicídio e oferece um roteiro didático para cada tema, abordando práticas mediadoras a serem desenvolvidas na dinâmica do trabalho coletivo.

 

➥ Leitura dos materiais que abordam a Educação para a Sustentabilidade:

↳ Educação ambiental a serviço do combate à dengue e arboviroses – Boletim Informativo Todos Contra a Dengue – SEEDF

↳ Educação ambiental orientada para a coleta seletiva e gestão de resíduos sólidos nas unidades escolares – Coleta Seletiva da SLU

↳ Educação ambiental climática e mudanças do clima – Diretrizes de Educação Ambiental Climática.

 

➥ Leitura dos materiais que abordam a temática “Acolhimento do estudante com TEA no contexto escolar – Inclusão do estudante TEA”, com foco em:

↳ Conhecer o perfil de cada estudante com TEA da UE Acolhendo o estudante com TEA

↳ Construir coletivamente o projeto de ação inclusiva específico para cada estudante com TEA

↳ Contemplar estratégias de prevenção e acolhimento em momentos de desorganização comportamental do estudante com TEA com o envolvimento da comunidade escolar e definir papéis entre os profissionais da unidade escolar – Como agir com o estudante com TEA em momento de desorganização comportamental.

 

img-responsiva Atenção para as datas!!

 

As unidades escolares devem reservar os turnos:

Vespertino e noturno do dia 08/02/2024 (quinta-feira)

e

Matutino do dia 09/02/2024 (sexta-feira)

Para que os profissionais de educação participem dos minicursos

RELAÇÃO DOS MINICURSOS
Atualizado em 5/2/24

 

Inscrições de 31/1 a 7/2/2024

INSCREVA-SE AQUI

 

Tutoriais

Siga cada etapa conforme  as instruções abaixo

CADASTRO USUÁRIO EXTERNO     |    INSCRIÇÕES USUÁRIOS INTERNOS E EXTERNOS

 

 

Sua participação é muito importante!!!

 

Programação

 

img-responsiva Matutino Vespertino Noturno
7/2 Organização da unidade escolar  Organização da unidade escolar  Organização da unidade escolar 
8/2 Organização da unidade escolar  Minicursos  Minicursos 
9/2 Minicursos  Organização da unidade escolar  Organização da unidade escolar 
15/2 Organização da unidade escolar  Organização da unidade escolar  Organização da unidade escolar 
16/2 Organização da unidade escolar  Organização da unidade escolar  Organização da unidade escolar 

 

Material complementar

 

 

Arte – Educação

  • Lei nº 13.278/2016– Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte.

 

Educação Ambiental

 

Direitos Humanos e Diversidade

 

Popularização da Ciênica

  • Decreto nº 11.754/2023 – Institui o Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência e o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia – Comitê Pop.

 

Direitos Humanos e Diversidade

 

Popularização da Ciência

  • Decreto nº 11.754/2023 – Institui o Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência e o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia – Comitê Pop.

 

Sugestões para o último dia da Semana Pedagógica (equipe de Línguas Estrangeiras da GEAPLA)

Para Escolas Bilíngues:

Roda de conversa: How language shapes the way we think | Lera Boroditsky | TED  

 

Direitos Humanos e Diversidade

 

Popularização da Ciência

  • Decreto nº 11.754/2023 – Institui o Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência e o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia – Comitê Pop.

 

Sugestões para o último dia da Semana Pedagógica (equipe de Línguas Estrangeiras da GEAPLA)

Escolas Bilíngues:

Roda de conversa: How language shapes the way we think | Lera Boroditsky | TED  

 

Direitos Humanos e Diversidade

 

Popularização da Ciência

  • Decreto nº 11.754/2023 – Institui o Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência e o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia – Comitê Pop.
  • Portaria nº 358/2022 – Regulamenta, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, os procedimentos para apresentação de proposta de curso e proposta de adesão a Plano de Curso Técnico de Nível Médio na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
  • Portaria nº 359/2022 – Regulamenta, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, orientações pedagógicas e procedimentos normativos para estruturação e oferta de cursos de Qualificação Profissional, nas modalidades presencial e a distância, e dá outras providências.
  • Plano de Implementação do Novo Ensino Médio do Distrito Federal – PLIDF – Apresenta as ações referentes à implementação do Novo Ensino Médio no Distrito Federal, a fim de garantir o cumprimento da Lei nº 13.415/2017
  • Diretrizes da EJA – Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
  • Guia Orientador do IFTP – Orientações sobre a implementação do IFTP no NEM
  • Educação Profissional e Tecnológica – Domínio do site da SEEDF com informações sobre a educação profissional e tecnológica.
  • Catálogo de cursos de qualificação profissional – Relação dos cursos de qualificação profissional da SEEDF
  • Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) – Disciplina a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio para orientar e informar as instituições de ensino, os estudantes, as empresas e a sociedade em geral. Seu conteúdo é atualizado periodicamente pelo Ministério da Educação para contemplar novas demandas socioeducacionais.

 

Direitos Humanos e Diversidade

 

Popularização da ciência

Decreto nº 11.754/2023 – Institui o Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência e o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia – Comitê Pop.

 

Direitos Humanos e Diversidade

 

Popularização da Ciênica

  • Decreto nº 11.754/2023 – Institui o Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência e o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia – Comitê Pop.

 

Direitos Humanos e Diversidade

 

Popularização da Ciência

  • Decreto nº 11.754/2023 – Institui o Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência e o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia – Comitê Pop.

 

CIL

 

Tributariedade

 

Sugestões para o último dia da Semana Pedagógica (equipe de Línguas Estrangeiras da GEAPLA)

CIL:

Roda de conversa: Why every student deserves a champion | Rita Pierson | TED

 

Realização:
Secretaria de Estado de Educação
Subeb | Subin | Eape

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