15/09/23 às 19h37 - Atualizado em 19/09/23 às 8h33

Sobradinho seleciona merendeiras que seguem no Sabor de Escola

Etapa regional do concurso classificou merendeiras da região para a semifinal

Ícaro Henrique é Tainá Morais, Ascom/SEEDF

Eva Pereira e Ivone Lemos surpreenderam com uma receita de coxa recheada com purê gratinado e feijoada de frango temperada com maracujá | Foto: Jotta  Casttro, Ascom/SEEDF

As merendeiras de Sobradinho demonstraram seu talento culinário e dedicação na competição do concurso Sabor de Escola e duas delas garantiram seu lugar na semifinal. Eva Pereira, do Centro de Ensino Médio 04, conquistou o paladar dos juízes com o prato de coxa recheada e purê gratinado. Ivone Lemos, da Escola Classe 16, surpreendeu com uma feijoada de frango temperada com maracujá. O anúncio dos dois pratos vencedores aconteceu na tarde desta sexta-feira (15), no CEM 04 de Sobradinho.

Beleza dos pratos são de dar inveja em  qualquer chef | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

Eva compartilhou sua alegria após a participação do concurso. “Me sinto honrada por representar Sobradinho na próxima etapa, e espero mostrar ainda mais da minha paixão pela comida escolar.

Ivone também se mostrou emocionada após o anúncio da sua classificação. “Este concurso é uma oportunidade de mostrar que a alimentação escolar pode ser saborosa e nutritiva. Estamos orgulhosas de fazer parte disso e mostrar nosso trabalho”, destacou.

O Sabor de Escola vai escolher a melhor receita da alimentação escolar do DF. Além de estimular a criatividade culinária, destaca a importância de valorizar não apenas a alimentação escolar, mas também os profissionais talentosos que a preparam, enriquecendo a experiência dos estudantes.

Processo de classificação

A cozinha do CEM 04 ganhou espaço para criatividade durante a primeira degustação do dia. Pela manhã, os seis participantes da disputa trouxeram ideias criativas e pratos típicos de dar orgulho em  qualquer chef de cozinha. Os pratos apresentados foram:  cozidão, baião de três, coxa recheada com purê gratinado, ragu de porco e angu com arroz de brócolis, feijoada serrana e sorvete de morango.

As merendeiras de Sobradinho demonstraram seu talento culinário e dedicação na etapa regional do concurso Sabor de Escola na cidade | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

Representando a secretaria executiva da SEEDF, Stela Nasser, uma das organizadoras do concurso, destacou os critérios de classificação e pontuações necessárias para impressionar os jurados.  “É um trabalho delicado ter que avaliar cada prato porque são feitos com amor, mas o nosso júri técnico e de convidados veio para cumprir as regras, então o que está sendo julgado é o sabor, a cor, o cheiro e a textura dos alimentos”, conta Estela.

Para Fernanda Matheus, coordenadora da Regional de Ensino do Guará e também organizadora do concurso, o importante é que o participante se atente às regras e lembre-se que os estudantes serão os mais beneficiados com as propostas apresentadas.

A comida precisa ser agradável para os estudantes, o alimento precisa ter aceitabilidade nas escolas e isso sem sombra de dúvidas é um fator muito importante”, lembra Fernanda. “O participante precisa se lembrar que ao incrementar um ingrediente fruto do cerrado ele já tem pontuação extra e com isso mais chances de estar classificado para a próxima fase”, afirma.

Etapa Sobradinho do concurso sabor de escola- fotos: jotta casttro