Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/04/24 às 11h15 - Atualizado em 3/04/24 às 11h25

Alunos aprendem sobre os malefícios do uso de cigarro eletrônico

Ação, que envolveu 200 alunos do CEF 306 Norte, vai chegar em 40 escolas

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

Alunos do CEF 306 Norte assistiram à palestra sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Nos últimos anos, o aumento do uso de cigarros eletrônicos entre os jovens pode ser notado em diferentes países, inclusive no Brasil. O fato desperta preocupação entre profissionais de saúde e autoridades reguladoras, que advertem sobre os riscos significativos à saúde associados ao uso do dispositivo, especialmente entre os mais jovens. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Distrito Federal, em parceria com a pasta da Saúde, desenvolveu o projeto “Prevenção do Uso dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar e do Tabaco”.

 

Nesta terça-feira (2), 200 alunos dos 5º e 6º anos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 306 Norte assistiram à palestra de prevenção ao uso dos dispositivos eletrônicos para fumar ministrada por Ricardo Marques, psicólogo da Gerência de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante da SEEDF. Ao longo de 2024, a ação será realizada em 40 escolas da rede pública.

 

O objetivo dos encontros é ofertar informação de qualidade para conscientizar os adolescentes dentro das próprias unidades escolares. “Esse projeto tem uma metodologia simples e direta para que o conteúdo seja assimilado pelos nossos estudantes, para conscientizarmos esses jovens sobre o impacto negativo na saúde pelo uso dos dispositivos eletrônicos para fumar”, comentou Ricardo.

 

Durante a conversa com os estudantes, foram apresentados dados do histórico de uso desses dispositivos entre jovens e ainda ressaltado o potencial que o cigarro eletrônico tem para se tornar um hábito comum entre eles, uma vez que foram popularizados pelo aroma e sabor mais atrativos e diferentes do que o de um cigarro convencional.

 

Noan Enzo, Kauan Gabriel, Israel Santos e Klara Luna participaram da ação, que vai ser realizada em outras escolas públicas | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Eu achei a palestra muito interessante porque o cigarro eletrônico é uma forma de tornar o cigarro mais atrativo entre os jovens e precisamos saber disso. Gostei muito também do exercício de respiração que o professor nos ensinou”, avaliou a aluna do CEF 306 Norte, Klara Luna.

 

 

Governo do Distrito Federal