Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/03/24 às 18h02 - Atualizado em 29/03/24 às 21h02

Alunos do CEM 03 do Gama participam de saída pedagógica em ação contra a dengue

Cerca de 300 alunos saíram às ruas em uma ação que contou com parceria da Saúde e das Forças Militares

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

 

Sob a supervisão de diversos profissionais, estudantes realizaram uma vistoria ao redor da escola | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

Alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) 03 do Gama participaram nesta quarta-feira (27) de uma saída pedagógica para fortalecer o combate à dengue no Distrito Federal. A ação contou com cerca de 550 participantes, dentre alunos das séries finais, profissionais da Educação, Saúde, Força Militar, Serviço de Limpeza Urbana e DF Legal. Além disso, a ação de mobilização no Gama, foi coordenada pelo Grupo Intersetorial de Planejamento de Ações e Combate à Dengue (GEIPLAN SUL), que se dividiram em pequenos grupos para a realização da vistoria feita ao redor da escola.

 

Sob a supervisão de profissionais da Educação, Saúde e bombeiros, os alunos saíram pelas ruas da comunidade para a realização de vistoria, em busca de focos da dengue, bem como para a instrução sobre como prevenir a criação de focos do mosquito Aedes aegypti.

 

Os estudantes receberam dos agentes comunitários de saúde orientações sobre como abordar os moradores e adentrar em uma residência, identificar focos de dengue e indicar as soluções a serem tomadas, conforme a necessidade do local.

 

A diretora do CEM 03 do Gama, Rosilene Nóbrega, explica que a ação, chamada de “pedágio pedagógico”, é uma forma de abordar, de maneira transversal e prática, o tema do combate à dengue. “Está sendo implantado em nosso currículo essa tema das arboviroses, de forma transversal, e também, dentro das nossas eletivas, inclusive, já foi um dos temas da nossa redação. Foi assim que decidimos trabalhar esse tema em nossa unidade, fazendo com que os alunos se tornem multiplicadores em suas famílias e em suas comunidades.”

 

O professor de língua portuguesa da unidade Lucas Nepomuceno enfatizou a necessidade da atividade que aborda um tema atual. “Nós falamos sobre isso em sala, cada professor com a sua abordagem, e hoje, aqui, nós colocamos em prática. Esse trabalho externo faz toda a diferença para os nossos alunos. Essa saídas são pedagogicamente estratégicas e, se bem conduzidas, com certeza geram bons resultados”, comenta.

 

A estudante Rebeca Oliveira vai compartilhar os ensinamentos com a família e amigos | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

Rebeca Oliveira, 17 anos, é aluna da unidade e conta como foi aprender em sala e depois aplicar em campo o conhecimento obtido. “Depois de aprender em sala, fico animada em participar dessa ação de combate à dengue fora da escola. Percebi o quanto é importante estarmos atentos e agirmos para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Aprendi que pequenas atitudes, como eliminar recipientes que acumulam água parada, podem fazer uma grande diferença na prevenção da doença“.

 

Ação conjunta

 

A Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Saúde do DF atuam em parceria para combater a dengue. As ações passam pelas inspeções nas escolas em busca de focos do mosquito e a realização de atividades pedagógicas para informar as crianças e jovens sobre a doença, como a que ocorreu no CEM 03 do Gama.

 

A Secretaria de Educação também elaborou orientações pedagógicas sobre o tema para serem divulgadas de forma permanente nas unidades escolares. Estas estão disponíveis aqui. O objetivo é ajudar o docente na elaboração do percurso pedagógico relacionados à mobilização permanente contra dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

 

A ação contou com cerca de 550 participantes, dentre alunos, profissionais da Educação, Saúde, Força Militar, Serviço de Limpeza Urbana e DF Legal | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Governo do Distrito Federal