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3/12/21 às 17h00 - Atualizado em 6/10/22 às 18h47

Educação patrimonial é pauta nas escolas

Projeto leva estudantes para visitas em locais históricos das regiões administrativas em que vivem

Nayara Oliveira, Ascom/SEEDF

 

Professora Karinne Santana conta histórias sobre a cidade de Planaltina para os alunos da Escola Classe 1. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Aprender sobre o patrimônio histórico e cultural da região administrativa em que vivem foi a missão dada às crianças e adolescentes da Escola Classe 1 e do Centro de Ensino Fundamental 3 de Planaltina. Nesta semana, o projeto “Visitas Patrimoniais: Inventários Participativos contemplou 63 estudantes da rede pública com visitas a monumentos de uma das cidades mais antigas do DF”.  A ação é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com as secretarias de Educação e de Cultura e Economia Criativa do DF.

 

Na manhã desta quinta-feira, 2, foi a vez de 23 estudantes do Centro de Ensino Fundamental 3 visitarem a Pedra Fundamental, o Morro da Capelinha, o Vale do Amanhecer, o Complexo Cultural e o Centro Histórico de Planaltina. Os espaços foram escolhidos pelos próprios estudantes, durante atividades pedagógicas feitas no último semestre letivo.

 

À tarde, 40 estudantes da Escola Classe 1 fizeram uma visita guiada ao Complexo Cultural, onde participaram de contação de histórias e assistiram um vídeo a respeito do mural do Complexo Cultural, que narra, por meio de arte urbana, as memórias da RA VI – Planaltina. Ao final da ação, os pequenos desenharam suas impressões sobre a cidade.

 

História

 

Maria Luiza Passos tem oito anos e estuda na Escola Classe 1. Ela contou que gosta de morar em Planaltina, porque tem vários amigos. Ela escolheu desenhar um importante monumento histórico: a Capela São Sebastião. “Eu me desenhei ao lado da igreja porque achei o lugar muito bonito”, disse a menina, mostrando, alegre, a imagem.

 

Aluna da Escola Classe 1 de Planaltina, Maria Luíza, desenhou a Capela São Sebastião, um monumento histórico da cidade. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A professora Karinne Santana foi a responsável pela contação de histórias da qual a turma de Maria Luíza participou. Para ela, a iniciativa é uma maneira de perpetuar a história de Planaltina. “Sou moradora da cidade e sei o impacto dessa ação. Por meio de atividades lúdicas, nós conseguimos fazer com que os estudantes entendam a história de Planaltina e conheçam suas raízes”, avaliou.

 

Já a analista de atividades culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, Rayane Silva, afirmou que o projeto garante a formação de moradores mais conscientes. “A partir do trabalho com estudantes, nós acabamos atingindo os pais, pois eles levam para casa a bagagem de conhecimento e fomentam a vontade de fazer visitas ao patrimônio histórico, o que traz o desejo de conhecer a cultura local”, ressaltou.

 

Livro colaborativo

 

Além de contribuírem para a formação cultural e intelectual dos estudantes, as visitas geram um material a ser utilizado nas escolas da rede pública. Trata-se de livro colaborativo produzido pelo Iphan em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura.

 

O trabalho é elaborado utilizando o material feito pelos estudantes durante as vivências do projeto. Planaltina será a responsável por trazer o terceiro volume da “Coleção Patrimônio para Jovens”, uma iniciativa que começou em 2019 e já rendeu outras duas publicações: “Athos – Colorindo Brasília”, realizada no Plano Piloto; e “Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo”, em Ceilândia.

 

As publicações são utilizadas por gestores e professores para que eles possam trabalhar o patrimônio cultural em sala de aula. O livro de Planaltina, que está em fase de produção, será distribuído no segundo semestre de 2022. “A ideia é que a iniciativa chegue a outras regiões administrativas e também tenha como resultado trabalhos a respeito da história de cada local”, antecipou Vinicius Januzzi, técnico da Superintendência do IPHAN.

 

Inventários Participativos

 

 

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