23/01/24 às 15h47 - Atualizado em 1/02/24 às 14h22

Novos servidores da Educação participam de cerimônia de posse

SEEDF ganha reforço de 812 profissionais. aprovados no último concurso, na véspera da volta às aulas

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Foram empossados servidores efetivos das carreiras de Assistência e Magistério e de Política Pública e Gestão Educacional (PPGE). A previsão é que eles já estejam nos postos de trabalho em 19 de fevereiro. | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

A menos de um  mês para a volta às aulas, a rede pública de ensino do Distrito Federal vai ganhar reforço no quadro de professores. Foram empossados, nesta terça-feira (23), 812 novos servidores efetivos das carreiras de Assistência e Magistério e de Política Pública e Gestão Educacional (PPGE). Os profissionais foram aprovados no último concurso, realizado em junho de 2022. A previsão é que eles já estejam nos postos de trabalho em 19 de fevereiro.

A solenidade ocorreu no auditório da Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, da subsecretária de Gestão de Pessoas, Ana Paula Aguiar, e da subsecretária em exercício de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria Cristina Carvalho.

“Quero saudar meus novos colegas de casa e dizer que estou muito feliz por mais essa conquista, pois o que estamos vivenciando hoje é a idealização de um sonho. Ao longo da caminhada deste concurso, enfrentamos muitos desafios, foram várias reuniões para que fosse cancelado, mas vencemos a batalha e vocês estão aqui hoje para celebrar conosco. Parabéns a todos, sejam bem-vindos!”, parabenizou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

Estou muito feliz por essa conquista tão significativa pois sou uma pessoa com deficiência visual, não fiz cursinho específico para passar no concurso e reconheço que  meu esforço valeu muito

Carolina Dias Lima

Carolina Dias Lima Souza, 25 anos, estava ansiosa pela posse e falou sobre os desafios encontrados até a sonhada aprovação. “Estou muito feliz por essa conquista tão significativa, pois sou uma pessoa com deficiência visual, não fiz cursinho específico para passar no concurso e reconheço que o meu esforço valeu muito. Todas as questões que eu respondi foram baseadas tanto nas aulas que tive na universidade. Eu estudava com meu leitor de tela sobre as questões e me dediquei ao máximo até o dia da prova”, lembra Carolina Dias.

Formada em licenciatura em música pela Universidade de Brasília (UnB), a nova servidora da SEEDF conta que sempre estudou em escola pública e acredita no potencial dos professores. Ela afirma ainda estar ansiosa para começar a nova jornada de trabalho e promete fazer o melhor pelos seus futuros alunos.

Deficiente visual formada em Música pela UnB, Carolina Dias, tomou posse como nova servidora da SEEDF. | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

“A educação pública foi importante na minha vida, vivenciei vários desafios e acreditei nos meus professores. Por isso, quero ser também uma professora exemplar, mudar a vida dos meus alunos e dar o meu melhor dentro da sala de aula”, finaliza.

Lorrane Moreira Alves

A pedagoga Lorrane Moreira Alves, de 30 anos, foi professora temporária na SEEDF durante quatro anos e sempre teve um sonho: se tornar professora efetiva da pasta. “Foi um sonho, afinal foram quatro anos de estudos para estar aqui e minhas expectativas são as melhores. Quero contribuir para essa secretaria tão importante com os meus alunos e contribuir para uma educação de qualidade para os meus alunos”, declara Lorrane.

A subsecretária de Gestão de Pessoas, Ana Paula Aguiar, avaliou os próximos passos dos novos servidores. “Hoje é um dia de festa, a SEEDF está dando posse para esses servidores com as informações importantes sobre a posse eletrônica e a escolha das regionais de ensino onde eles deverão atuar. Após isso, em fevereiro, eles começam a se preparar com curso de formação para entender o escopo do órgão e como funcionam todas as suas áreas para além das escolas”, disse Ana Paula.