Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
31/05/23 às 16h00 - Atualizado em 16/11/23 às 18h15

Oportunidade para ingresso de alunos da rede pública

Foram nomeados, nesta quarta (31), os primeiros docentes que atuarão na UnDF

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, esteve presente na cerimônia de nomeação de 80 professores e tutores para a UnDF no Palácio do Buriti. | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

O início do funcionamento da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) fortalece o ingresso de alunos da rede pública no ensino superior. Graças à lei de cotas, metade das vagas que serão oferecidas pela instituição será destinada para estudantes de escolas públicas. “A UnDF abre espaço para estudantes da rede pública de ensino ingressarem em uma universidade distrital de qualidade”, destacou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

 

A secretária esteve presente na cerimônia de nomeação de 80 professores e tutores para a Universidade do Distrito Federal, ocorrida na manhã desta quarta-feira (31) no Palácio do Buriti. “A inauguração da Universidade é uma grande oportunidade para trazer ao Distrito Federal profissionais de excelência nas áreas de licenciatura”, completou.

 

Segundo ela, um dos principais problemas do Brasil hoje é o analfabetismo. “Não o do adulto que não teve oportunidade de estudar, mas o da criança, que não está conseguindo ser alfabetizada na hora certa”, disse Hélvia. “Isso passa pela formação dos professores”. Em março, a UnDF recebeu autorização para implantar o curso presencial de pedagogia.

 

A atual gestão do GDF tornou realidade um projeto sonhado desde a inauguração de Brasília: a Universidade do Distrito Federal. Em 28 de junho de 2022, com investimento de R$ 1,2  milhão, foi inaugurado no Lago Norte o primeiro campus da UnDF, instalado em um prédio de 6,2 mil m², com 42 salas para uso pedagógico e administrativo, no CA 02 do Lago Norte.

 

No mesmo dia, foi lançada a pedra fundamental do segundo campus, a ser construído no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), em frente à Granja do Torto. Com investimentos de R$ 56 milhões, esse campus vai abrigar as faculdades de Engenharia, Tecnologia e Inovação, além da reitoria e laboratórios para pesquisas de alta tecnologia elaboradas em parceria com instituições do Brasil e de outros países.

 

A UnDF é a primeira universidade criada e mantida pelo GDF. Leva o nome do professor Jorge Amaury Maia Nunes, falecido em 2021, que foi um dos líderes da luta pela criação da entidade.

 

A UnDF é um sonho que está se tornando realidade”, declarou o governador Ibaneis  Rocha. “É um sonho perene, que vai nos dar muitos frutos. Não teremos falta de recursos para a UnDF, porque um percentual da receita do DF já está garantido para financiar o ensino superior público de qualidade. Tenho fé no estudo; essa é a melhor forma de transformar a vida.

 

Governo do Distrito Federal