Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
7/03/24 às 18h31 - Atualizado em 7/03/24 às 18h31

Parceria proporciona a estudantes experiência no Poder Legislativo

Programa da Educação com a CLDF atendeu, em 2023, 6.474 alunos

Por Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou da abertura do programa no ano passado | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

O Programa Conhecendo o Parlamento, fruto do Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2021 entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Câmara Legislativa do DF (CLDF), permite aos estudantes da rede pública a oportunidade única de conhecer de perto o funcionamento do sistema legislativo e interagir com os representantes eleitos.

 

Apenas em 2023, 6.474 alunos e 572 professores da rede pública participaram do programa. Em 2024, a cerimônia de abertura do programa está prevista para acontecer em 19 de março, no auditório da CLDF

 

As inscrições para o programa estão encerradas em razão do preenchimento das vagas disponíveis. Mas, caso a escola tenha interesse em compor a lista de espera, pode enviar um e-mail para conhecendooparlamento@cl.df.gov.br com as seguintes informações:

∘ Nome da unidade escolar
∘ Nome e telefone do responsável pela solicitação
∘ Faixa etária dos estudantes

 

A parceria entre a Secretaria de Educação e a Casa Legislativa proporciona visitas guiadas, palestras educativas e encontros com parlamentares, oferecendo aos jovens uma compreensão prática do funcionamento do sistema democrático.

 

A ação visa não apenas enriquecer o aprendizado dos jovens, mas também fortalecer a formação de cidadãos engajados e conscientes ao envolvê-los em discussões construtivas sobre o papel dos legisladores, a importância da participação cidadã e o impacto das decisões políticas em suas vidas cotidianas.

 

Como funciona

 

A parceria entre a CLDF e a SEEDF oferece aos estudantes do ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e do ensino médio os projetos “Cidadão do Futuro” e “Jovem Cidadão”, respectivamente. Eles têm como objetivo contribuir para formação política dos estudantes, com foco no exercício da cidadania; dentre outras ações.

 

Ambos os projetos prevêm a recepção dos estudantes nas dependências da CLDF para a participação de palestra, ministrada por servidor(a) da CLDF, e visita guiada.

Governo do Distrito Federal