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24/05/23 às 18h50 - Atualizado em 24/05/23 às 18h59

Professores da Secretaria de Educação do DF ganham bolsa para curso de aperfeiçoamento

Programa dura oito semanas e contempla 102 professores de todo o Brasil

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

O secretário executivo, Isaias Aparecido, acompanha o embarque do grupo de professores da Secretaria de Educação para o Canadá | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

 

Uma equipe de 15 professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal embarcou nesta quarta-feira (24/5) em uma viagem em busca de qualificação e novos conhecimentos. O destino final é o Canadá, onde o grupo participará do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica promovido pelo Colleges and Institutes Canada – CICan, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O objetivo é capacitar profissionais de escolas públicas de educação básica.

 

O programa terá duração de oito semanas, de 29 de maio a 20 de julho de 2023, e levará 102 professores de escolas de todo o Brasil para o Canadá, a fim de ingressarem em um curso imersivo focado em Inglês como segunda língua, abordagens centradas em estudantes, sala de aula inclusiva, gestão de sala de aula e tecnologia. O programa no Canadá será administrado pela Colleges and Institutes Canadá – CICan e ministrado por duas de suas instituições membros: Fanshawe College e Niagara College. 

 

O secretário executivo, Isaias Aparecido, foi pessoalmente acompanhar o embarque do grupo e ressaltou a importância de projetos como esse na capacitação dos professores. “A Secretaria acredita e apoia este programa e deseja que mais professores sejam contemplados com experiências tão ricas como essa”.

 

A professora Valéria Parente faz parte do grupo dos selecionados do DF para o programa e destacou a importância da experiência para trazer novos conteúdos e abordagens para a sala de aula. “Tenho muitas expectativas com essa formação, entre elas aprimorar minha prática como pedagoga, desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas e ampliar minha visão da educação conhecendo uma nova realidade educacional”, contou Valéria, professora efetiva da Secretaria de Educação do DF desde 2009.

 

Valéria conta que encontrou na utilização de jogos e competições saudáveis uma forma de despertar os alunos para aprendizagem. Foi assim que nasceu o projeto Soletrando na Escola do Campo, em 2014. O mesmo foi aprimorado para as Escolas do Campo em 2017 e o projeto foi inscrito no concurso da CAPES.

 

Professores da rede pública de ensino DF estão animados para representar os colegas no programa e repassar o conhecimento | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

 

Representantes do DF

 

Outra docente selecionada para participar do programa é Thaís Castro da Costa, coordenadora pedagógica do Jardim de Infância 02 do Cruzeiro desde 2020. Ela foi escolhida com o projeto chamado “O valor da felicidade“. Ela desenvolveu uma rede social da escola que permite aos pais e à comunidade acompanhar o trabalho da equipe e os progressos dos alunos.

 

Sei que há muitos desafios pela frente, mas estou pronta para enfrentá-los e trazer novos aprendizados para minha vida profissional e pessoal. Me sinto muito honrada em poder representar, de alguma forma, todos os profissionais da educação que se dedicam diariamente a oferecer um ensino de qualidade e transformador para nossas crianças e jovens”, afirmou Thaís.

 

Sandra Amélia Cardoso, professora de Língua Portuguesa na SEEDF desde 1997, foi selecionada com o projeto “Caminhos de Paz na Escola: Ações e Realidades na Socioeducação”, que foi inspirado no Caderno Orientador “Convivência Escolar e Cultura de Paz” da SEEDF, do qual participou da elaboração.

 

Meu objetivo, após meu retorno ao Brasil, é contribuir com o desenvolvimento do projeto em minha escola de lotação e a realização de ações de aprimoramento das minhas aulas, em prol da melhoria da aprendizagem dos alunos”, programou Sandra.

 

 

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