Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/03/21 às 17h18 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Volta às aulas com toda segurança

Atividades escolares na rede pública de ensino iniciam na próxima segunda-feira, em modelo remoto

 

Cláudia Diegues – Ascom/SEEDF

 

img-responsiva|Secretário Executivo, Fábio Sousa. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

 

O ano letivo na rede pública do Distrito Federal começa dia 8 de março, de forma virtual, pelo motivo da pandemia da Covid-19. Os preparativos estão finalizados e os profissionais da educação estão juntos, remotamente, trabalhando no plano de recebimento dos estudantes na próxima segunda-feira. Ao todo, retornam às atividades cerca de 460 mil alunos, de 686 escolas da Secretaria de Educação do DF.

 

O secretário Executivo da Secretaria, Fábio Sousa, afirma que o novo ano letivo vai iniciar nos mesmos moldes que caminhou em 2020, e que foi concluído em 28 de janeiro. “Na próxima segunda-feira, vamos retomar o ciclo letivo 2020/2021, com toda segurança e tranquilidade. Estamos chamando dessa forma, pois será possível trabalhar as aprendizagens de forma remota, com novos conteúdos e retornando aos que tiverem de ser revisados, ” frisa.

 

Ele afirma ainda que a Secretaria de Educação está seguindo todas as determinações emanadas pelo GDF. “Nosso

 

Na próxima segunda-feira, vamos retomar o ciclo letivo 2020/2021, com toda segurança e tranquilidade. Estamos chamando dessa forma, pois será possível trabalhar as aprendizagens de forma remota, com novos conteúdos e retornando aos que tiverem de ser revisados❞  

Fábio Sousa, secretário Executivo da Secretaria

objetivo é salvar vidas. A aprendizagem pode ser recuperada, vidas não. Tanto que a orientação a todas as escolas, profissionais e famílias é de uma grande campanha de cuidados em defesa da vida. ”

Para as atividades escolares, todos os profissionais da educação e estudantes farão uso da plataforma Google Sala de Aula, conforme já vinham utilizando no ano passado. O login deve ser feito com o mesmo e-mail e senha utilizados em 2020.

 

A Secretaria de Educação está providenciando os dados dos alunos novatos, e, a partir de segunda-feira, 8, já será possível entrar em contato com a escola   onde irá estudar ou com a Coordenação Regional de Ensino  da cidade, por telefone ou e-mail, para solicitar essas informações.

 

 

▍Cartão Material Escolar, internet gratuita e material impresso

 

A Secretaria de Educação inicia os depósitos dos créditos do Cartão Material Escolar nesta sexta-feira, 5/3. Na data, irão receber todos os beneficiários que já possuem o cartão físico, e cujas famílias ainda fazem parte do programa Bolsa Família, do governo federal, no ano de 2021. Para quem está na educação infantil e no ensino fundamental, o auxílio é de R$ 320. Estudantes do ensino médio recebem R$ 240.

 

Esses estudantes poderão contar com esse recurso para a compra do chip de qualquer operadora de celular nas papelarias credenciadas. O dispositivo permitirá o uso da internet reversa gratuita oferecida pela Secretaria.

 

Os pacotes de dados disponibilizados pela Secretaria de Educação a todos os profissionais da Educação e estudantes são exclusivamente para acesso à plataforma Google Sala de Aula. O aplicativo Escola em Casa DF está disponível para aparelhos Android e iOS, e deve ser baixado a partir de um chip ativo.

 

Os estudantes que ainda não têm acesso à internet ou que por algum outro motivo desejam contar com o apoio de materiais impressos, a Secretaria de Educação fará a entrega nas residências. “O sistema delivery de entrega de materiais impressos nas residências dos estudantes é uma iniciativa da Secretaria que deu certo no ano passado e vamos repetir em 2021. Com o sistema remoto foi necessário reinventar estratégias para assegurar a educação gratuita e de qualidade para todos do DF, ” finaliza o secretário Executivo, Fábio Sousa.

 

Encontro Pedagógico 2021

 

Nesta quarta-feira (3/3) foi dada a largada para o Encontro Pedagógico 2021. O evento vai acontecer até 5 de março, simultaneamente, em todas as escolas da Secretaria, também de forma remota. A grande reunião anual é uma iniciativa da rede pública de ensino do DF para a volta às aulas, e antecede o retorno das atividades escolares.

 

O Encontro Pedagógico tem o objetivo de reunir os profissionais da educação para que realizem um diagnóstico de suas escolas com base nos dados das avaliações educacionais; implementem o novo Currículo da Rede (Currículo em Movimento, alinhado à Base Nacional Comum Curricular – BNCC); e planejem o ano letivo que se inicia.

 

Este ano, no encontro, se juntam aos 26 mil professores efetivos da Secretaria de Educação, e também aos coordenadores, diretores de escolas e os gestores, os cerca de 10 mil professores temporários. A grande equipe tem o objetivo de entender a proposta sugerida e as diretrizes para 2021 e ainda planejar conjuntamente as ações para a acolhida dos estudantes neste novo ano letivo.

 

Confirmação de matrículas para 2021

 

Na segunda-feira (1º/03), a Secretaria de Educação publicou a última lista de candidatos a uma vaga na rede pública de ensino. As confirmações de matrículas em vagas remanescentes estão em andamento, e os candidatos podem apresentar a documentação necessária exclusivamente de forma on-line, até 4 de março.

 

No período regular, 19.180 estudantes fizeram a confirmação para ingressar na rede pública de ensino do DF, o equivalente a 64% do total de inscritos (30.159), a maior média já registrada para esta fase nos últimos nove anos.

 

Em relação às vagas remanescentes, ao todo, foram 12.275 inscritos.

 

▍Linha de crédito do BRB para profissionais da educação

 

Profissionais da educação, tanto os efetivos como os comissionados, contam com uma linha de crédito especial para a compra de computadores e notebooks, em uma parceria com o Banco de Brasília (BRB).

 

O acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Educação e o BRB foi assinado em setembro de 2020.

 

Informações podem ser obtidas pelo Telebanco, 3322-1515, ou nas agências do BRB.

 

Governo do Distrito Federal