2/02/22 às 17h16 - Atualizado em 17/05/23 às 15h11

Chegou a hora da Semana Pedagógica

Palestras com Karnal e Pondé estão na preparação da rede pública de ensino para o ano de recuperação da pandemia

Nayara Oliveira, Ascom/SEEDF

Atividades são voltadas para profissionais da educação. Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

O ano de 2022 será marcado na educação pública do DF por um projeto pedagógico focado na recomposição das aprendizagens em todos os componentes curriculares. O primeiro passo para tanto acontecerá entre 7 e 11 de fevereiro, em que ocorrerá a tradicional Semana Pedagógica — na qual os profissionais de educação se reúnem nas escolas sem a presença dos estudantes e recebem todas as informações, diretrizes e metas a serem perseguidas ao longo do ano.

Neste ano, a Semana terá uma programação voltada ao diálogo. A Secretaria de Educação colocou à disposição dos educadores um material de apoio, que está dividido por etapa/modalidade. O material é composto com sugestões de estratégias pedagógicas voltadas ao acolhimento, formação continuada e planejamento das atividades a serem realizadas ao longo do ano.

img-responsiva    Acesse aqui o material

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, ressalta a importância da participação dos educadores para que o planejamento seja ainda mais eficaz. “A Semana Pedagógica identifica os principais desafios das escolas e ajuda os profissionais a pensarem em soluções que beneficiem os estudantes”, explica.

Palestras

Além do planejamento do ano letivo, a Semana Pedagógica também incentivará os educadores à criatividade e à inovação.

O encontro “Um Novo Tempo” é um exemplo de ação motivadora. Ele acontecerá nos dias 9 e 10 de fevereiro. Estão programadas palestras com o dr. Anthony Portigliatti, da Flórida Christian University, nos Estados Unidos; com Luiz Felipe Pondé, da PUC de São Paulo; e com Leandro Karnal, da Unicamp, também em São Paulo.

img-responsiva    Veja a programação

Programação

As palestras serão transmitidas pelo YouTube da Secretaria de Educação. Os horários podem ser consultados na programação. O evento não ficará gravado para exibição posterior.

img-responsiva    Acesso às palestras

Comunidade escolar unida

Para essa edição, o tema é “Um novo tempo, re(construindo) sonhos e avivando esperanças”, pois reflete os dois últimos anos letivos desafiadores que a educação teve que enfrentar por conta da pandemia do covid-19. Além disso, o girassol é símbolo da Semana Pedagógica de 2022.

Quando a flor não consegue luz solar por algum motivo, busca apoio em outros girassóis. A metáfora reflete a força que a união da comunidade escolar teve e tem para encarar as dificuldades dos novos tempos.

Protocolos contra a covid

Tendo em vista o estado atual da pandemia, a Secretaria de Educação solicitou a todas as escolas do DF que realizem a Semana Pedagógica, mas evitem aglomerações — como cafés nas salas dos professores.

Reuniões e atividades coletivas devem respeitar o distanciamento e as demais normas sanitárias. A Secretaria ressalta, ainda, que a organização física das escolas para o recebimento dos alunos no início do ano letivo, em 14 de fevereiro, também deve acontecer de forma a evitar aglomerações e respeitando o distanciamento social.

Os protocolos já estipulados pelas autoridades de saúde, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social devem prevalecer durante todas as atividades da Semana Pedagógica. Mais orientações sobre os protocolos de segurança sanitária podem ser consultadas por meio da página.

SEMANA PEDAGÓGICA 2022

____SERVIÇO______________________________________________

Palestras:

9/2 9h Palestra Enriquecendo o Cenário para Construir um Novo Tempo
Palestrante      ↳ Prof. Dr. Anthony Portigliatti
10h30 Palestra O que você tem nas suas mãos para fortalecer um Novo Tempo? Ferramentas motivacionais para a educação
Palestrante      ↳ Prof. Dr Luiz Felipe Pondé

10/2 9h Palestra Avivando esperanças para viver um Novo Tempo