Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
1/08/23 às 18h40 - Atualizado em 6/03/24 às 14h37

Ensino especial

 

Descrição Escolas de atendimento educacional especializado voltado aos estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista ou com comportamento de Altas Habilidades/Superdotação, e ainda de bebês e crianças consideradas de risco do Programa de Educação Precoce.

Tem como finalidade garantir o direito ao atendimento pedagógico especializado, conforme cada necessidade e possibilidade de aprendizagem e de desenvolvimento.

A quem se destina Estudantes com deficiência severa cujo atendimento requeira currículo funcional como prioridade na faixa etária de 4 a 21 anos de idade.

Estudantes matriculados no Programa de Educação Precoce quando houver serviço em funcionamento na Unidade Escolar.

Estudantes em processo de novas aprendizagens decorrentes de período de reabilitação, ofertados pelo CEEDV.

Estudantes com TEA cuja complexidade do quadro clínico ou de suas manifestações comportamentais e adaptativas comprometa as funções executivas de forma a necessitarem de ambientes mais restritos e controlados de 4 a 21 anos de idade.

Estudantes com deficiência/TEA que se beneficiem de atendimento complementar ofertado pelo Centro de Ensino Especial nas áreas de Artes, Música, Educação Física Especial e Ciências da Natureza (horta, agrofloresta) em horário contrário ao da matrícula na escola da rede pública de ensino que frequenta.

O que fazer Triagem na regional de ensino da localidade do CEE/CEEDV, quando for nova matrícula na rede pública;

Estudo de caso de equipe pedagógica conforme estabelecido em procedimento de realização de estudos de caso para estudantes especiais;

Após essas etapas, deve efetuar matrícula na secretaria da escola conforme indicação da CRE.

Documentação Original e cópia da certidão de nascimento:

CPF do estudante;

Duas fotos 3X4;

Comprovante de residência;

Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009 

Carteira de vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019. 

Unidades Centros e Ensino Especial
Setor  Coordenações Regionais de Ensino
Descrição Escola especializada em atendimento a estudantes surdos com Estimulação Linguística Precoce, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
A quem se destina Estudantes surdos ou com Deficiência Auditiva que optaram por ter a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como primeira língua de ensino.
O que fazer Ir diretamente à escola.
Documentação Documento de identificação – RG; Certidão de Nascimento ou outro documento oficial com foto do estudante;

CPF do estudante;

Registro Geral/Carteira de Identidade ou CNH do responsável legal pela matrícula do estudante;

CPF do responsável legal pela matrícula do estudante;

Declaração Provisória de Matrícula – DEPROV ou Histórico Escolar;

Comprovante de residência e/ou do local de trabalho, conforme o local indicado no ato da inscrição;

Duas fotografias 3×4;

Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009;

Carteira de vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019;

Número de Inscrição Social – NIS do estudante;

Número de Inscrição Social – NIS do responsável legal pela matrícula do estudante.

Unidade Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga
Endereço QNH 3 AE.2, Taguatinga DF
E-mail ecbilingue.taguatinga@edu.se.df.gov.br
Telefone (61) 3318-2756 | (61) 3318-2757
Horário 8h às 12h | 14h às 18h
Descrição Oferta de educação em respeito às singularidades e potenciais dos estudantes, independentemente das condições de aprendizagem que possam apresentar. Para estes estudantes são oferecidos recursos e atendimento educacional especializado.   

Todas as escolas da rede pública de ensino da educação básica e as instituições educacionais parceiras do DF são inclusivas.

A quem se destina Estudante com:

Deficiência Intelectual 

Deficiência Física

Deficiências Múltiplas 

Deficiência Visual 

Surdez/Deficiência Auditiva 

Surdocegueira

Transtorno do Espectro Autista

Altas Habilidades/Superdotação 

Transtornos Funcionais Específicos

O que fazer O aluno deverá fazer avaliação pelos profissionais do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem.

As matrículas obedecem ao período estipulado em calendário escolar.

EJA Interventiva: a matrícula na EJA se dará a qualquer tempo. Outros encaminhamentos dos estudantes se darão por meio de estudo de caso realizado na Unidade Escolar, com ciência dos responsáveis. A enturmação do estudante na EJA Interventiva deverá respeitar, obrigatoriamente, a etapa/segmento correspondente ao seu percurso escolar. O estudante indicado para a EJA Interventiva não poderá, em hipótese alguma, ter seu percurso escolar retrocedido.

As especificidades são definidas no processo pedagógico ou por informação dada pelo responsável e após isso, é encaminhado para a escola recomendada.

Documentação Efetivação de matrícula: 

RG; 

CPF; 

DEPROV do estudante e;

No caso da matrícula ser efetivada no decorrer do ano letivo:

O Relatório Avaliativo Bimestral para o para 2º Ciclo, ou Ficha Individual do Estudante para o 3º Ciclo, sendo obrigatório anexar a documentação pertinente a cada Etapa/Modalidade da Educação e;

O Relatório/laudo médico expedido por profissional habilitado com identificação da deficiência e/ou TEA do estudante; 

Relatório de Avaliação e Intervenção Educacional; 

Formulário de Adequação Curricular;

Plano de Atendimento Educacional Especializado – AEE ou Plano Pedagógico Individual – PPI caso possua.

Informações Os estudantes podem ser encaminhados para:

Classe Comum Inclusiva: para estudantes de Classe Comum e estudantes com Deficiências (DI, DF, DMU, DV, SC, DA que não optam por Libras, TEA, AH) ou estudantes com Transtornos Funcionais – TFE.

Integração Inversa: classe diferenciada/reduzida para estudantes de Classe Comum, juntamente com estudantes com DI, DF, DV, DMU ou TEA.

Classe Especial: É uma classe de caráter temporário e transitório, constituída exclusivamente por estudantes com DI, TEA, DV ou SC, sem seriação e com modulação específica.

EJA Interventiva: Turma exclusiva para estudantes com DI ou TGD/TEA, a partir dos 15 anos completos com DI e/ou TEA, associados ou não a outras deficiências.

Classe Bilíngue: para estudantes S/DA que se comunicam por meio de LIBRAS e estudantes Surdocegos – SC que foram surdos antes de se tornarem deficientes visuais.

Classe Bilíngue Mediada: Classe Comum Inclusiva para estudantes ouvintes, S/DA que se comunicam por meio de LIBRAS e/ou Surdocego – SC.

Classe Bilíngue Diferenciada: Classe para estudantes S/DA que se comunicam por meio de Libras e estudantes Surdocego – SC com deficiências associadas – DMU.

Atendimento especializado CIL: Os CILs atendem estudantes com vários tipos de deficiência (DA, DV, DM, SC, TEA, entre outras). Esses atendimentos ocorrem em geral na sala de aula regular, com acompanhamento da Sala de Recursos ou com profissionais da orientação pedagógica. 

Setor  Coordenações Regionais de Ensino
AMPARE – Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais
Vigência: 20/12/2018 a 20/12/2023
Descrição Atendimento às pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, atendimentos no setor de estimulação precoce e/ou essencial (hidro estimulação, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, oficina pedagógica) e Núcleo Ocupacional (Manutenção, Convivência Pedagógica, Convivência, Oficinas Terapêuticas Artesanais, Oficinas Pedagógicas, Educação artística, Educação física).
A quem se destina Pessoas com deficiência intelectual e múltiplas.
Os assistidos dos serviços são encaminhados pelos CREAS, CRAS, conselho tutelar, vara da infância e juventude, promotoria de justiça e procura espontânea.
Documentação Encaminhamentos
Endereço SHCGN 709, Asa Norte – DF
Telefone (61) 3274-9561 
E-mail contato@amparedf.org.br
Horário  8h às 12h | 14h às 18h

ANDE-BRASIL – Associação Nacional de Equoterapia

Vigência 20/12/2018 a 20/12/2023

Descrição Atendimento em Equoterapia visando estimular o desenvolvimento de habilidades psicossociais, auxilia no desenvolvimento neuropsicomotor facilitando o processo de ensino e aprendizagem, além de promover a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social destes estudantes.
A quem se destina Estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal, com deficiência e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento/ Transtorno do Espectro Autista – TGD/TEA.
O ingresso de praticantes na atividade terapêutica ocorre com a inclusão em lista de espera, sendo aberto a todos os interessados que tenham indicação médica.
Documentação Indicação médica e avaliação pela equipe pedagógica da Ande-Brasil.
Endereço Granja do Torto, Lago Norte, Brasília – DF
Telefone (61) 3468-7092(61) 99666-6011
E-mail ande@equoterapia.org.br
Horário  8h às 12h | 14h às 18h

APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brasília 

Vigência: 22/03/2019 a 22/03/2024

Descrição Atendimento exclusivo ou complementar em Educação Especial para o trabalho, emprego e renda que envolve formação básica, qualificação e inclusão profissional nas dependências das quatro Unidades da APAE/DF, situadas nas Regiões Administrativas do Guará, Ceilândia, Sobradinho e Plano Piloto, a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a partir dos 14 anos de idade, preferencialmente em regime integral, assim como prestar atendimento a pessoas com deficiência intelectual e múltipla com maiores comprometimentos biopsicossociais em regime integral ou parcial nas áreas de educação, saúde e bem estar social.
A quem se destina Pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a partir dos 14 anos de idade
Os alunos são encaminhados pelos CRAS e por meio de procura espontânea.

A APAE-DF adota critérios próprios para matrículas e conforme vão surgindo vagas, são chamados novos alunos da fila de espera para avaliação e posterior matrícula. Portanto, as matrículas na instituição são efetuadas durante todo ano letivo.

Documentação Documentos pessoais.
Endereço EQN 713/913, LT E, A/E, Asa Norte – DF
Telefone (61) 2101-0460 
E-mail apaedf@apaedf.org.br
Horário  8h às 12h | 14h às 18h
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes de Taguatinga e Ceilândia – APAED 
Descrição Atendimento Especializado Multiprofissional no serviço de referência e apoio à habilitação e à reabilitação de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, na faixa etária de 0 (zero) anos à fase adulta.
A quem se destina Pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, na faixa etária de 0 (zero) anos à fase adulta.
Os interessados devem procurar o centro de referência especializado da assistência social, solicitar o encaminhamento para os atendimentos ofertados na instituição.
Documentação Documentos pessoais;

Encaminhamentos.

Endereço EQN 713/913, LT E, A/E, asa norte – DF
Telefone (61) 2101 – 0460 
E-mail apaedf@apaedf.org.br
Horário  8h às 12h | 14h às 18h

Associação Pestalozzi de Brasília

Vigência: 28/06/2018 a 28/06/2023

Descrição Atendimento Educacional Especializado – AEE, habilitação, reabilitação e serviços de inclusão social, durante período integral das 8h às 17h.

São disponibilizados serviços de psicologia, enfermagem, terapia ocupacional, nutrição e assistência social, musicalização pedagógica, artes plásticas, artes cênicas, educação física, horta/jardinagem, alfabetização funcional, terapias integrativas/complementares, atividades pedagógicas artesanais e Atividades de Vida Autônoma – AVAs.

A quem se destina Estudantes adultos com diagnóstico de deficiência intelectual, deficiência múltipla e autismo.

É feito também o acompanhamento aos grupos de estudantes autodefensores e de comunicação, juntamente com o psicólogo.

Os estudantes são encaminhados pela SEEDF, oriundos dos CEES, por procura espontânea, CREAS, CRAS, conselhos, entre outros. 
Documentação Encaminhamentos.
Endereço Setor de clubes esportivos sul – trecho 03 conjunto 02 – av. Das nações – asa sul – CEP 70.200-003
Telefone (61) 3224-7641 
E-mail pestalozzibrasilia@pestalozzibrasilia.org.br
Horário  8h às 12h | 13h às 17h
Cavalo Solidário
Descrição Atividades específicas de Equoterapia com oferta gratuita de 60 % das vagas ofertadas a estudantes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista – TEA, com matrícula ativa nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal e comunidade.
A quem se destina Estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal, com deficiência e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento/ Transtorno do Espectro Autista – TGD/TEA.
O ingresso de praticantes na atividade terapêutica ocorre com a inclusão em lista de espera, sendo aberto a todos os interessados que tenha indicação médica. Desde o desligamento (alta) até o preenchimento da vaga há um período de seleção, solicitação de avaliações médicas ou terapêuticas, bem como documentação geral. Há uma lista de espera com registro dos interessados que são contemplados na medida do possível, sendo importante não só a cronologia, bem como a nossa capacidade de atendimento. É avaliada caso a caso levando em consideração a patologia, disponibilidade de montaria e profissional capaz.
Documentação Indicação médica e avaliação pela equipe pedagógica da Instituição
Endereço Centro de Equoterapia :Unidade do 1º Regimentos de Cavalaria de Guardas – RCG – Setor Militar
Telefone (61) 3501-0316 
E-mail ics@cavalosolidario.org.br
Horário  8h às 12h | 14h às 18h

Centro de Ensino de Reabilitação – CER

Vigência: 24/04/2019 a 24/04/2024

Descrição Atendimento especializado e individualizado, em regime de mútua colaboração para habilitação, reabilitação e desenvolvimento das suas potencialidades, melhoria da qualidade de vida e inclusão na sociedade, em horário parcial e complementar ao horário escolar
A quem se destina Crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou múltipla, na faixa etária de 0 a 18 anos regularmente matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal e às respectivas famílias.
Encaminhamento pelo CREAS, CRAS, SEE, Conselho Tutelar, procuras espontâneas, referidas pelo CREAS/Brasília.
Documentação Lista de espera e encaminhamento.
Endereço SGAS Qd 909 Cj Lt 27/28 – Fundos da escola Caseb – Asa Sul – Brasília-DF
Telefone (61) 3242 – 8565
E-mail cerbsb@gmail.com 
Horário  8h às 12h

Centro Educacional de Audição e Linguagem Ludovico Pavoni – CEAL

Vigência: 21/12/2018 a 21/12/2023

Descrição Oferta de Estimulação Precoce, Classes Regulares de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (Bloco Inicial de Alfabetização – BIA), em período integral e Atendimento Educacional Especializado – AEE no contraturno da escola regular, por meio do método Aurioral e multissensorial, respeitando a temporalidade, considerando a idade auditivo cerebral e o nível de desenvolvimento cognitivo.
A quem se destina Estudantes deficientes auditivos, usuários de dispositivos eletrônicos (Aparelho de Amplificação Sonora Individual – AASI e/ou Implante Coclear – IC).
O ingresso do estudante (que atenda aos critérios de elegibilidade definidos pela instituição) à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental 1 (Bloco Inicial de Alfabetização – BIA) se dá através da disponibilidade de vaga no momento da procura da família.
Documentação Por critérios de elegibilidade definidos pelo CEAL
Endereço SGAN 909, BL B, Brasília – DF
Telefone (61) 3349 – 9944 
E-mail ceallpsecretaria@gmail.com
Horário  8h às 12h | 14h às 18h

IFB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília/IFB (Campus Planaltina)

Vigência: 18/11/2021 a 18/11/2026

Descrição Oferta gratuitamente, 80% de vagas para o atendimento em Equoterapia aos estudantes com Deficiência, Dificuldades de Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista e outros Transtornos Funcionais, regularmente matriculados na rede pública do Distrito Federal e 20% de vagas aos estudantes do IFB, perfazendo um total de 100% de vagas ofertadas, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília/IFB (Campus Planaltina).
A quem se destina Estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal, com deficiência e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento/ Transtorno do Espectro Autista – TGD/TEA.
Lista de espera para o atendimento. 

Apresentar laudo e acompanhamento do médico que avalia, indica ou contraindica o atendimento. O laudo, também precisa apontar as necessidades do estudante, de acordo com sua deficiência e/ou Transtorno. 

O estudante é encaminhado ao CEquo-IFB-CPlA para avaliações psicomotoras e pedagógicas, sendo realizado um estudo de caso pela equipe multidisciplinar que, em conjunto, estabelece um plano de trabalho individualizado que atenda às condições e demandas. do estudante praticante. Depois, o estudante é direcionado a uma equipe de atendimento equoterápico que desenvolverá o trabalho pedagógico terapêutico, que se inicia com a aproximação e segue por um período médio de dois anos com a montaria propriamente dita. Sendo o trabalho reavaliado em estudo de caso a cada seis meses, ou antes, se for necessário. Assim que esse estudante for desligado do programa, convoca-se um novo. A preferência é dada sempre àqueles estudantes que nunca participaram da atividade, seja neste Centro de Equoterapia ou em outros.

Documentação Indicação médica e avaliação pela equipe pedagógica do IFB.
Endereço Rodovia DF 128, km 21 – Zona Rural – Planaltina – Brasília – DF
Telefone (61) 2103-2154
E-mail reitoria@ifb.edu.br
Horário  8h às 12h | 14h às 18h
RPMON Regimento de Polícia Montada
Vigência até 2027
Descrição Equoterapia: Oferta gratuita de 60% das vagas para estudantes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista – TEA, com matrícula ativa nas Unidades Escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal e comunidade.
A quem se destina Estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal, com deficiência e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento/ Transtorno do Espectro Autista – TGD/TEA.
O ingresso de praticantes na atividade terapêutica ocorre com a inclusão em lista de espera, sendo aberto a todos os interessados que tenha indicação médica. Desde o desligamento (alta) até o preenchimento da vaga há um período de seleção, solicitação de avaliações médicas ou terapêuticas, bem como documentação geral. Há uma lista de espera com o registro dos interessados e que serão contemplados na medida do possível. Sendo importante observar não só a cronologia, mas a capacidade de atendimento, que é avaliada caso a caso levando em consideração a patologia, disponibilidade de montaria e profissional capaz.
Documentação Indicação médica e avaliação pela equipe pedagógica da Instituição
Endereço Centro de Equoterapia da PMDF/RPMON DF 075 km 08 Área Especial 01 – Granja Modelo – Riacho Fundo I
Telefone (61) 3910- 1968 
E-mail esq.apoio.rpmon@gmail.com
Horário  8h às 12h | 14h às 18h

UCB – Universidade Católica de Brasília

Vigência de 17/05/2019 a 17/05/2024

Descrição Programa de Atendimento Educacional Especializado nas áreas de Educação Física, Arte (Expressão Corporal e Dança) e Pedagogia. As atividades são recreativas, artísticas, psicomotoras e de iniciação esportiva.
A quem se destina Para estudantes da Rede Pública do DF com deficiência intelectual, paralisia cerebral, Síndrome de Down, Deficiência Múltipla e Transtornos do Espectro Autista a partir dos 6 anos de idade.
As matrículas são feitas de acordo com a ordem de procura por parte dos estudantes, estando abertas durante todo o ano, ou seja, caso haja desistência de um estudante, imediatamente outro é convidado a se matricular no projeto. Porém, no início de cada semestre é reservado um dia para renovação de matrícula, e as vagas remanescentes são preenchidas por estudantes que estão na lista de espera.
Documentação Avaliação pela equipe pedagógica.
Endereço QS 07 Área Especial – Águas Claras – Brasília DF
Telefone (61) 3356 – 9048
E-mail reitoria@ucb.nr   |  ftenório@p.ucb.br
Horário  8h às 12h | 14h às 18h
Descrição Programa para o desenvolvimento infantil, com atividades de maneira integrada entre pedagogos, educadores físicos e equipe interdisciplinar. A proposta é ampliar as potencialidades globais dos bebês e das crianças de forma lúdica, observando aspectos psicoafetivos, sociais, culturais e de socialização, nesse processo para desenvolver suas potencialidades.

Existem ainda o Programa de Educação Linguística Precoce – PELP e o Programa de Educação Precoce Para Deficientes Visuais – PEPDV.

A quem se destina Bebês e crianças que apresentem atraso no desenvolvimento, que se encontra em situação de risco, de prematuridade, com diagnóstico ou hipótese de deficiência ou TEA.

Escola Bilíngue: bebês de 0 a 3 anos para aquisição da Libras como primeira língua.

Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais CEEDV: bebês e crianças com comprometimento na visão a partir do encaminhamento médico.

O que fazer Preencher o formulário de inscrição diretamente na Unidade Escolar em que o responsável tem interesse e aguardar contato para entrevista e matrícula;

▹  Critérios de seleção: ordem de inscrição

▹  Critério de desempate: ordem de inscrição (o mais antigo)

Na convocação para a vaga, o aluno passará por processo de acolhimento e avaliação pedagógica para definição das ações educacionais interventivas e para a melhor enturmação possível, e realização da matrícula;

Comparecer presencialmente na Unidade Escolar e apresentar a documentação exigida para matrícula nas escolas públicas do DF.

Documentação Original e cópia da Certidão de Nascimento;

CPF do estudante;

Duas fotos 3X4;

Comprovante de residência;

Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009; 

Carteira de vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019; 

No caso do PEP é necessário o encaminhamento médico para o atendimento no Programa de Educação Precoce.

Unidades Escolas que ofertam o Educação Precoce e Educação linguística Precoce
Descrição Atendimento pedagógico realizado por professor especializado, para suplementar ou complementar as orientações curriculares desenvolvidas em classes comuns, preferencialmente no contraturno da matrícula do estudante.

O atendimento pode ser disponibilizado na escola em que o estudante está matriculado ou em outra unidade e são divididos em três tipos: Sala de Recursos Generalista, Sala de Recursos Específica, Sala de Recursos Generalista Bilíngue.

A quem se destina Sala de Recursos Generalista: para estudantes com Deficiência Física, Deficiência Múltipla, Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista/Transtorno Global de Desenvolvimento matriculados em Classe Comum Inclusiva e Classe de Integração Inversa. 

Sala de Recursos Específica: para estudantes com Deficiência Visual, Deficiência Auditiva, Surdocegueira ou comportamento de Altas Habilidades/Superdotação.

Sala de Recursos Generalista Bilíngue: Libras e Língua Portuguesa – Atendimento Educacional Especializado aos estudantes que têm deficiências associadas à Surdez/Deficiência Auditiva.

O que fazer Para receber o atendimento na Sala de Recursos, o estudante necessita ter o diagnóstico de deficiência, TEA ou apresentar comportamento de AH/SD.

Deve-se apresentar os documentos e solicitar diretamente na Unidade Escolar.

Documentação Laudo médico, no caso de estudante com deficiência ou TEA.

Ficha de inscrição, no caso de estudantes com AH/SD.

Sala de Recursos Generalistas – SRG Unidade onde o estudante está matriculado →  Escolas públicas do DF
Salas de Recursos Específicas – SRE Centros e Ensino Especial
Sala de Recursos Generalista Bilíngue Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga

QNH 1/3 Área Especial 2, Taguatinga Norte

(61) 3901 – 6741

  Siglas da Educação Especial   

Sigla Denominação 
AH/SD Altas Habilidades/Superdotação
DF Deficiência Física
DI Deficiência Intelectual
DMU Deficiências Múltiplas
DV Deficiência Visual
EJA Educação de Jovens e adultos
S/DA Surdez/Deficiência Auditiva
SC Surdocego
TEA Transtorno do Espectro Autista
TFE Transtornos Funcionais Específicos
TGD Transtorno Global do Desenvolvimento
UE Unidade Escolar
SEAA Serviço de Apoio e Aprendizagem
CRE Coordenação Regional de Ensino
SUBIN Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral
DEIN Diretoria de Educação Inclusiva e Atendimentos Educacionais Especializados

 

 

Governo do Distrito Federal