Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
1/08/23 às 18h50 - Atualizado em 6/03/24 às 14h26

Educação especializada

 

Descrição Atividades pedagógicas domiciliares, sob a responsabilidade da equipe gestora, de professores e da família do estudante.
A quem se destina Estudantes matriculados em unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal, impossibilitados de frequentar as escolas de origem, em razão de tratamento de saúde prolongado, que implique permanência em domicílio.

Estudante gestante durante licença maternidade, de 180 dias.

O que fazer O responsável legal deverá apresentar o atestado médico na direção da Unidade Escolar, imediatamente após a emissão do documento, contemplando o período do afastamento, a fim de não acarretar prejuízos no processo educacional do estudante.
Documentação Atestado médico
Informações  Escolas públicas do DF
Setor  Coordenações Regionais de Ensino
Descrição Projeto Ciranda do Coração

Oficinas que visam promover o desenvolvimento das competências socioemocionais e a saúde mental no território escolar em benefício dos estudantes.

Projeto Acolhendo Sonhos

Resgate da capacidade de sonhar dos jovens através da ressignificação de suas histórias de vida. Fornece um espaço de acolhimento e escuta, onde os jovens possam se descobrir e transformar seus sonhos em realidade e também a realidade a sua volta.

Projeto Mediação de Conflitos

Promove a saúde mental e  tem como princípio atuar com o estudante que vivencia um conflito, visando oportunizar a escuta, a acolhida e a oportunidade de construir soluções para o conflito em diálogo com um mediador e com o outro participante do conflito.  

Projeto Clínica Social

Acolhimento psicológico ao estudante em sofrimento agudo, situações de luto complicado, ideação suicida, depressão profunda, dentre outros, até que ele consiga atendimento nos aparelhos da Secretaria de Estado de Saúde. O atendimento é realizado por psicólogos clínicos, parceiros, voluntários e supervisionados pela equipe técnica de psicologia da Gerência de Saúde do Estudante.

Projeto Hamlet vai à escola

Visa com a mediação da literatura, oferecer uma experiência de autoconhecimento e percepção da dinâmica da vida, fomentar uma consciência crítica nos alunos a partir da obra de Hamlet a fim de instrumentalizá-los para problemas reais da vida, melhorar a convivência e a ética nas relações interpessoais na comunidade Escolar, democratizar o acesso à cultura, além de tratar de temas sensíveis da vivência escolar como autoestima, violência, autoextermínio, identidade, amizade, família e amor.

A quem se destina Estudantes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental matriculados na rede pública do DF.
O que fazer O responsável deve solicitar o agendamento diretamente na escola.

As consultas acontecem no Espaço Saúde do estudante, atualmente localizado no CESAS. (em reforma)

No projeto Hamlet vai à escola, o atendimento acontece nas escolas durante o horário normal da aula com uma palestra/roda de conversa com os alunos.

Documentação Não há
Unidades  Escolas públicas do DF
Descrição Solicitação para o avanço de estudos a períodos mais adiantados, quando indicar a potencialidade do estudante e seu progresso.
A quem se destina Estudantes dos ensinos fundamental e médio.
O que fazer O estudante ou responsável deve entrar em contato com a direção ou coordenação para levar o caso para avaliação do conselho de classe e diagnóstico.

Precisa respeitar os seguintes requisitos: 

Matrícula, por um período mínimo de um semestre letivo, na Unidade Escolar que promove o estudante para o período, bloco, ano ou série subsequente por meio do avanço de estudos;

Indicação por um professor da turma do estudante;

Aprovação da indicação pelo conselho de classe;

Diagnóstico de profissional especializado;

Verificação da aprendizagem;

Apreciação pelo conselho de classe dos resultados obtidos na verificação de aprendizagem, cujas decisões devem ser registradas em ata.

img-responsiva É vedado aos estudantes o avanço de estudos visando à conclusão da Educação Básica.

Documentação Não há.
Informações Regimento da rede pública de ensino do Distrito Federal

Manual da secretaria escolar do sistema de ensino do DF

Unidades  Escolas públicas do DF
Descrição Acesso à aprendizagem de línguas estrangeiras.

Idiomas oferecidos: inglês, espanhol, francês, alemão* e japonês. 

*É necessário verificar a disponibilidade em cada unidade.

A quem se destina Estudantes do ensino regular da rede pública de ensino do Distrito Federal a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, 2º e 3º segmentos da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Na existência de vagas remanescentes, a oferta é aberta para a comunidade em geral

O que fazer Realizar inscrição pelo site da secretaria de Educação, no período estipulado e divulgado na estratégia de matrículas.
Documentação No momento da inscrição, deve-se verificar os documentos necessários no regulamento disponibilizado no site.

Para a matrícula é necessário cópia e documento original de:

Certidão de Nascimento;

CPF do estudante;

Duas fotos 3X4;

Comprovante de residência;

Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009

Declaração Provisória de Matrícula – DEPROV atualizada, constando série e turno.

O responsável deverá apresentar, no ato da matrícula do estudante menor de idade, os seguintes documentos pessoais:

Registro Geral – RG;

Cadastro de Pessoa Física – CPF.

Informações Os CILs atendem a estudantes com vários tipos de deficiência (Auditiva, Visual, Múltipla, Transtorno do Espectro Autista, entre outras), geralmente em sala de aula comum com acompanhamento da Sala de Recursos e/ou com profissionais da orientação pedagógica. 

Alguns CILs desenvolvem atendimentos especiais por meio de projetos com deficientes visuais, no CIL 2 de Brasília, e o com surdos no CIL 1 de Brasília.

O interessado deve procurar a unidade escolar e solicitar o atendimento individual para avaliação, junto à Coordenação Regional de Ensino, que deverá autorizar esse atendimento.

Unidade CIL 01 de Brasília
Atendimento Especializado surdos
Endereço SGAS I 907/908 Módulos 25/26 – Asa Sul, DF
Telefone (61) 3318-2587 | (61) 3318-2588
Horário 7h15 às 22h45 | Quinta e sexta 24h
Unidade CIL 02 de Brasília
Endereço SHCGN 711 Norte AE St. de Hab Coletivas e Geminadas – Asa Norte, Brasília – DF
Atendimento Especializado cegos
Telefone (61) 3318-2599 | (61) 3318-2600
Horário 7h15 às 22h45 | Quinta e sexta 24h
Unidades Todos os CILs
Site Secretaria de Educação
Descrição Atividades pedagógicas na unidade hospitalar, com atendimento em pediatria, na qual o estudante encontra-se internado.
A quem se destina Estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, matriculados na rede pública de ensino do DF, impossibilitados de frequentar as escolas de origem, em razão de tratamento de saúde prolongado, que implique internação hospitalar.
O que fazer O responsável legal do estudante deverá solicitar ao responsável/chefe da pediatria o atestado médico, e apresentar à direção da Unidade Escolar de origem, imediatamente após a emissão do documento, para não acarretar prejuízos no processo educacional.
Documentação Atestado médico.
Informações Hospitais credenciados para atendimento: 

Hospital Materno Infantil de Brasília – HBMIB 

Hospital Regional do Paranoá – HRPa

Hospital da Criança de Brasília – José de Alencar HCB 

Hospital Regional de Ceilândia – HRC 

Hospital Regional de Sobradinho – HRS

Setor SUBEB/Unidade de Gestão Articuladora de Educação Básica
Endereço Shopping ID | SCN Qd. 6 Cj A – Bl. B 6º andar – Edifício Venâncio 3000 – Asa Norte/Brasília/DF
Telefone (61) 3318-2921
E-mail cgaeh.gab@se.df.gov.br
Horário  8h às 12h | 14h às 18h
Unidades  Escolas públicas do DF
Descrição Oferta de educação para jovens, adultos e idosos nas modalidades presencial e a distância.
A quem se destina Todas as pessoas que não iniciaram ou interromperam os estudos com 15 anos completos para o 1º e 2º segmento e com 18 anos completos para o 3º segmento.
O que fazer EJA presencial

As inscrições podem ser feitas no site da secretaria de Educação em link que é divulgado no período de matrículas ou pela Central de Telematrícula 156.

Caso o interessado perca o período de inscrição para novas matrículas, pode procurar diretamente a escola mais próxima da residência ou do local de trabalho, em qualquer época do ano, para efetivar a matrícula.

EJA à distância

As inscrições poderão ser feitas somente no site da Secretaria de Educação em link que é divulgado no período de matrículas. Somente para o 2º segmento (anos finais do Ensino Fundamental) e o 3º segmento (Ensino Médio).

Documentação RG e CPF;

Histórico Escolar do nível anterior;

Histórico Escolar ou Declaração Provisória de Matrícula  – DEPROV do nível atual;

Comprovante de Residência;

Comprovação de Necessidade Especial (opcional): cópia de laudos;

Número de telefone fixo;

3 fotografias 3×4;

1 e-mail próprio e ativo.

img-responsiva A falta de documentação que comprove a escolaridade não impede a matrícula. Nesse caso, o interessado deverá solicitar na secretaria da Unidade Escolar “exame de classificação/avaliação” para identificar qual a etapa/segmento em que deverá ser matriculado.

Unidades Escolas que oferecem EJA
Site  Secretaria de Educação
Descrição Oferta de cursos técnicos de nível médio e cursos de qualificação profissional em 16 escolas localizadas em oito regiões administrativas.

Contam também com parcerias externas com o SENAI, SENAC e CIEE e com cursos do programa Novos Caminhos.

Estão disponíveis à distância ou presencialmente, dependendo da forma de oferta de cada uma das escolas de Educação Profissional e Tecnológica.

A quem se destina Estudantes e comunidade.
O que fazer Todo processo de inscrição e matrícula são encontrados nos editais publicados no DODF e no site da secretaria de Educação do Distrito Federal, anualmente ou semestralmente, conforme são definidas nas respectivas unidades escolares.
Documentação Declaração de Escolaridade;
Histórico Escolar;Identidade;CPF;02 fotos 3×4;Comprovante de Residência;Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009img-responsiva Para os candidatos com deficiência ou TEA apresentar laudo médico atualizado, emitido nos últimos 12 meses.
Unidades Centros de Educação Profissional e Tecnológica
Site  Secretaria de Educação
Descrição Instituição que atende estudantes com defasagem de idade em relação ao ano ou que estejam em peculiar situação de risco e/ou vulnerabilidade.

O objetivo é fornecer condições para inserção nas demais escolas, respeitando o tempo e as necessidades de cada estudante.

A quem se destina Estudantes de 11 a 17 anos que estão em defasagem nos estudos, geralmente excluídos do sistema tradicional de ensino.
O que fazer  A matrícula pode ser solicitada pelo responsável ou pelo estudante, caso seja maior de idade.

 Poderá também ser realizada na Unidade Escolar por meio do encaminhamento de estudantes pelas Regionais de Ensino, pela Secretaria de Estado pertencente ao Governo do DF, pelos Conselhos Tutelares do DF, pelo Juizado de Menores do DF, por outros órgãos de proteção ou por iniciativa da família.

 A secretaria escolar vai receber a documentação e efetuar a matrícula, conforme a disponibilidade de vagas.

 O estudante que não tiver a documentação necessária será matriculado e terá o prazo de 30 dias para providenciá-la.

Documentação Documentos pessoais
Endereço SGAS 909 A 27 – Asa Sul, Brasília
Telefone (61) 3318-2601 | (61) 3318-2602
E-mail 53001893@se.df.gov.br 
Horário  7h30 às 17h30
Descrição
Atendimento à população em situação de rua, estudantes Imigrantes (refugiados, solicitantes de refúgio ou apátridas), estudantes Indígenas, LGBTQIAPN+ em situação de rua.

O trabalho escolar pedagógico é diferenciado, respeitando as características e realidades do estudante.

A escola atende no turno matutino estudantes menores de idade e no turno vespertino estudantes maiores de 18 anos

img-responsiva Todos os estudantes em situação de rua, matriculados ou não, têm direito à educação, sendo assim, todas as Unidades Escolares do DF devem garantir a matrícula (acesso), permanência e êxito escolar.

A quem se destina Adolescentes, jovens e adultos que se encontram em situação de vulnerabilidade.
O que fazer A matrícula deverá ser efetivada na própria Unidade Escolar pelo estudante ou responsável legal. O Aluno poderá também ser encaminhado para efetivação da matrícula por profissionais da Assistência Social ou ainda pela Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto.
Documentação Documento de identidade válido.

img-responsiva Caso não possua nenhum documento desse tipo, a secretaria da escola orientará o estudante, realizando seu acolhimento e ingresso na Unidade Escolar.

img-responsiva A falta de documento pessoal ou comprovante de escolaridade anterior não poderá impedir a efetivação da matrícula.

Endereço Parque Recreativo Dona Sarah Kubitschek, Est. 06, Brasília-DF
Telefone 53002148@se.df.gov.br
E•mail (61) 3901-7780
Horário  07h30 às 17h30
Descrição Garantia de matrícula, a qualquer tempo, dos estudantes indígenas, migrantes internacionais, refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas e roma/romani.

Deve-se observar a etapa ou modalidade da educação básica adequada: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Educação do Campo, Educação Especial ou Educação Profissional e Tecnológica.

A quem se destina Estudantes indígenas, migrantes internacionais, refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas e roma/romani, que trabalham ou residem, e estão temporária ou definitivamente no Brasil.
O que fazer O estudante ou responsável legal deve se dirigir à Coordenação Regional de Ensino mais próxima ou diretamente na secretaria da Unidade Escolar.
Documentação Estudantes Migrantes Internacionais – comprovante de escolaridade anterior com tradução juramentada de documentação pessoal (do país de origem, de Registro Nacional Migratório – RNM ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório – DP – RNM. 

Estudantes Indígenas – comprovante de escolaridade anterior, quando houver.

img-responsiva A matrícula deve ser garantida mesmo quando não houver documentação comprobatória.

Informações Os casos de violação dos Direitos Humanos podem ser formalizados pelos canais da ouvidoria ou pela Coordenação Regional de Ensino /Unidade Escolar.
Unidades  Escolas públicas do DF Atendimento presencial
Setor  Coordenações Regionais de Ensino Atendimento presencial
Setor  Ouvidoria
Descrição Acompanhamento pedagógico de um profissional da Orientação Educacional para ampliar as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento integral, assim como a convivência escolar e social a partir das necessidades.
A quem se destina Estudantes matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal
O que fazer O acompanhamento pode ser solicitado pelo próprio estudante ou pelo responsável na Unidade Escolar.

Informações ou dúvidas entrar em contato com a Gerência de Orientação Educacional por e-mail: goe.subeb@se.df.gov.br

Documentação Não é necessário
Unidades  Escolas públicas do DF

Serviço de apoio técnico-pedagógico, multidisciplinar, composto pela Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) e Sala de Apoio à Aprendizagem (SAA).

 

Descrição Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA)
Composta por profissionais com formação em psicologia e em pedagogia, desenvolve ações institucionais, preventivas e interventivas. Tem por objetivo contribuir com a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento de todos os estudantes. 
A quem se destina À equipe gestora, equipe pedagógica, professores, famílias e estudantes da unidade escolar. 
O que fazer As demandas para EEAA, relacionadas ao processo de escolarização, são apresentadas por gestores, coordenadores, professores, responsáveis ou estudantes.
Documentação Não é necessário.
Unidades  Escolas públicas do DF
 

Descrição Sala de Apoio à Aprendizagem (SAA)
Os grupos são organizados semanalmente, em pólos de atendimento pedagógico, no contraturno da matrícula dos estudantes  que estejam com significativas dificuldades de escolarização decorrentes de Transtornos Funcionais Específicos (Transtorno do Déficit de Atenção e Hipertatividade, Transtorno do Processamento Auditivo Central, Transtorno Opositivo Desafiador, Transtorno de Conduta, Transtorno Específico das Habilidades Escolares, Dislexia, Dislalia, Discalculia, Disgrafia, Disortografia). 
A quem se destina Esse acompanhamento pedagógico é destinado a estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, é realizado em grupos, semanalmente, em pólos de atendimento, no contraturno da matrícula dos estudantes.
O que fazer O encaminhamento à SAA é feito pela Equipe Pedagógica da Unidade Escolar (equipe gestora, coordenação pedagógica e serviços de apoio).
Documentação Apresentação de laudo médico ou de especialista da área de saúde (quando se aplicar) e Relatório de Avaliação e Intervenção Educacional (RAIE), elaborado pela EEAA da escola de origem do estudante, ou correspondentes.
Unidades  Escolas públicas do DF

Governo do Distrito Federal