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5/11/19 às 10h20 - Atualizado em 5/04/24 às 11h41

Educação Especial

 

A Educação Especial é uma modalidade de Ensino ofertada nas Unidades Escolares Regulares e nas Unidades Escolares Especializadas: os Centros de Ensino Especial (CEE), o Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV), o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), a Escola Bilíngue Libras Português Escrito.

 

Essa modalidade de ensino é garantida aos estudantes com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista – TEA, Altas Habilidades/Superdotação – AH/SD, bebês e crianças de 0 a 4 anos do Programa de Educação Precoce. Todas as escolas da Rede Pública de Ensino do DF que ofertam a Educação Básica e as Instituições Educacionais Parceiras são inclusivas, ou seja, se organizam para favorecer a cada estudante, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação, um ensino significativo, que reconhece e respeita as diferenças e responde a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.

 

Unidades especializadas

 

CRE Escola Endereço
Brazlândia CEE 01 EQ 2/4, AE, St Norte
Ceilândia CEE 01 EQNP 10/14, St P Sul
CEE 02 QNO 12, AE G
Gama CEE 01 EQ 55/56, AE 2, St Central
Guará CEE 01 QE 20, Lt A, AE 01
Planaltina CEE 01 St Educacional, Lt 01
Plano Piloto CEE 01 de Brasília SGAN 610/611, Mod C (Entr L3 norte)
CEE 02 de Brasília SGAS 612, L2 Sul
CEEDV – Deficientes Visuais * SGAS 612, Brasília/DF
Samambaia CEE 01 QR 303, Samambaia Sul
Santa Maria CEE 01 QR 208, Santa Maria Sul
Sobradinho CEE 01 Qd 14, AE
Taguatinga CEE 01 Taguatinga Norte AE 12
Escola Bilíngue Libras e Português Escrito** QNH 1/3 AE 2 – Taguatinga Norte

 

* Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV): atendimento especializado ao estudante cego e de baixa visão visando complementação curricular específica necessária à educação e à reabilitação do estudante. Ainda, oferece atendimentos psicológico, fonoaudiológico, avaliação psicopedagógica, apoio à profissionalização, consistindo em encaminhamento para qualificação profissional e para o mundo do trabalho, oficinas de bijuteria e de argila, atividades de Educação Física, Educação Artística e Educação Musical.
Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) Em funcionamento no CEEDV

Oferece serviços de apoio pedagógico e de suplementação didática ao sistema de ensino como, por exemplo, produção de materiais didáticos, paradidáticos e literários em Braille e também no formato ampliado, de modo a proporcionar ao estudante cego e de baixa visão condições apropriadas para o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Sua função não se restringe à área educativa, mas, também, à sociocultural, contribuindo para o desenvolvimento pleno das potencialidades do usuário e o seu preparo para o exercício da cidadania, vez que os professores também atuam nos atendimentos curriculares específicos, tais como: Digitação, Transferência Braille, Escrita Cursiva, Notações Específicas em Braille (NEB). A formação de professores também constitui uma atribuição do CAP.

** Escola Bilíngue Libras Português Escrito (EBT): Unidade Escolar regular, especializada e específica, em que a libras se constitui como primeira língua (L1) e Língua Portuguesa escrita (LP) como segunda Língua (L2), na oferta de Educação Básica (Educação Infantil, inclusive o Programa de Educação Linguística Precoce, Ensino Fundamental e Ensino Médio), e na Modalidade da EJA.
Centro de Capitação de Profissionais da educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) Desde 2021 passou a integrar a EBT

Atua na elaboração e adaptação de material didático e apoio pedagógico para o estudante com Surdez/Deficiência Auditiva (S/DA) e Surdocegueira (SC), da Rede Pública de Ensino. Ainda, destina-se à capacitação de professores e de técnicos para atendimento às pessoas com surdez, integradas ou não no ensino regular, e que necessitam da utilização de outros recursos, não comuns aos demais estudantes, para o seu desenvolvimento educacional e sociocultural. Funciona como centro de capacitação de profissionais da educação e grupo de pesquisas em metodologias e atendimento às pessoas com surdez. É também um centro para discussão e para troca de experiências para a criação de metodologias adequadas à educação de surdos. Sua Estrutura Organizacional é composta por: Núcleo de Tecnologia e Adaptação de Material Didático (NUTAM), Núcleo de Capacitação de Profissionais da Educação (NUCAPE), Núcleo de Apoio Didático Pedagógico (NUADIP) e Núcleo de Convivência (NUCON).

 

Educação precoce

 

Programa de Educação Precoce (PEP): Programa do Governo do Distrito Federal, realizado desde 1987. É um serviço de atendimento educacional especializado, ofertado nos CEEs  e escolas de educação Infantil, destinado a bebês e crianças bem pequenas (zero a três anos e onze meses),encaminhadas pelos serviços de saúde por apresentarem diagnóstico ou hipótese diagnóstica de deficiência, Transtorno do Espectro Autista – TEA, síndromes, prematuridade ou outra necessidade específica que constitua risco para o desenvolvimento infantil, sinais de precocidade de altas habilidade se Superdotação, bem como crianças em situação de vulnerabilidade social.

 

Programa de Educação Linguística Precoce (PELP): Programa do Governo do Distrito Federal, realizado desde 2022. Trata-se de um atendimento educacional especializado, ofertado somente em Escola Bilíngue, visando garantir a imersão precoce para aquisição da Libras como primeira língua às crianças surdas. Tem como objetivo promover a aquisição da linguagem, em período propício, e o conhecimento de mundo, de forma a garantir o desenvolvimento linguístico, cognitivo, emocional, psíquico, social e cultural, bem como a formação da identidade da criança, a partir da promoção de seu desenvolvimento bilíngue. É ofertada em EB a todas as crianças S/DA com idade de zero a três anos e onze meses.

 

O PEP é ofertado em 20 Unidades Escolares distribuídas entre as 14 Coordenações Regionais de Ensino da SEEDF.

 

Educação Precoce

CRE Escola Endereço Contato
Brazlândia CENEBRAZ EQ 2/4, AE, St Norte (61) 3901-3665
Ceilândia

 

CEE 01 EQNP 10/14, St P Sul (61) 3901-6870
CEE 02 QNO 12, AE G (61) 3901-8345
Gama CEE 01 EQ 55/56, AE 2, St Central (61) 3901-8129
Guará CEE 01 QE 20, Lt A, AE 01 (61) 3901-3709
CEF 02 da Estrutural Qd 02, AE, Cj 1, Scia 2 (61) 3465-4477
Núcleo

Bandeirante

CAIC JK SMPW Qd 06, AE nº 02 (61) 3901-4350

(61) 3901-4349

CEI Riacho Fundo II QN 14, AE 1, Riacho Fundo II (61) 3901-8045

(61) 3901-8252

Paranoá CEI 01 do Paranoá Qd 16, Cj E, Lt 01 (61) 3901-7557
Planaltina CEE 01 St Educacional, Lt 01 (61) 3901-4475
Plano Piloto CEI 01 de Brasília SGAN 610/611, Mod C (Ent pela L3  Norte) (61) 3901-6939 (61) 99693-6269
CEE 02 de Brasília SGAS 612, L2 Sul (61) 3901-7608
CEEDV – Deficientes Visuais SGAS 612, Brasília/DF (61) 3901-7607
Recanto das Emas CEI 304 Recanto das Emas Qd 304, Cj 14-A, AE (61) 3901-3659
Samambaia CEE 01 QR 303, Samambaia Sul (61) 3901-7744
Santa Maria CEE 01 QR 208, Santa Maria Sul (61) 3901-6614
São Sebastião CAIC UNESCO Qd 05 Cj. A AE Centro (61) 3901-7701

(61) 98284-4265

Sobradinho CEE 01 Qd 14, AE (61) 3901-4101
Taguatinga CEI 04 Taguatinga CNA 1/2 Praça do DI AE (61) 3026-4248
CEI 07 Taguatinga St D Sul QSD 32 (61) 3901-6697

Educação Linguística Precoce

CRE Escola Endereço Contato
Taguatinga Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga QNH 1/3 Área Especial 2,Taguatinga Norte (61) 3901-6741

Orientação das etapas para matrícula

Preencher o formulário de inscrição diretamente na Unidade Escolar em que o responsável tem interesse em matricular a criança.

Aguardar contato – convocação para entrevista e matrícula.

 

Critérios de seleção: ordem de inscrição.

Responsável pela convocação: Coordenador – PEP da unidade escolar.

Critério de desempate: ordem de inscrição (o mais antigo).

Documentos necessário para a inscrição na lista de espera: CPF da criança. endereços/ contatos.

Sala de recursos

 

Atendimentos Educacionais Especializados nas Salas de Recursos:

 

Salas de Recursos Generalista (SRG): Espaço pedagógico conduzido por professor especializado, com aptidão comprovada, em que a finalidade é oferecer suporte educacional especializado aos estudantes com DI, DF, DMU e/ou TEA em Unidade Escolar de Ensino Regular nas etapas da Educação Básica e nas modalidades da EJA.

 

Salas de Recursos Generalista Bilíngue (SRGB): Espaço pedagógico exclusivamente oferecido na EB por professor bilíngue (Libras e LP), especializado e com aptidão, cuja finalidade é de oferecer AEE aos estudantes que têm deficiências associadas, além da S/DA em todas as etapas da Educação Básica e na Modalidade de EJA.

Salas de Recursos Específica (SRE): Espaço pedagógico conduzido por professor especializado, com aptidão, que tem por finalidade oferecer AEE aos estudantes que apresentam comportamento de AH/SD, com SC, DV, S/DA, e com outras deficiências associadas, matriculados em todas as etapas da Educação Básica, na Modalidade da EJA, na Educação do Campo e na Educação Profissional e Tecnológica.

 

O Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos é ofertado nas 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do DF. No caso de Sala de Recursos Generalista (SRG), o atendimento será na Unidade Escolar (UE) de matrícula do estudante ou em UE em que o atendimento for disponibilizado. Já no que se refere à Sala de Recursos Específica (SRE), os interessados devem se dirigir à CRE mais próxima de sua residência para os devidos encaminhamentos.

 

CRE SRE Unidade de Ensino Endereço Telefone
Brazlândia Deficiência Visual CEM 01 AE 2 – St Sul Brazlândia (61) 39013667
Deficiência Auditiva CEM 01 AE 2 – St Sul Brazlândia (61) 39013667
Altas Habilidades CED 02 Pç do Laço AE – St Norte Brazlândia (61) 39013662
Ceilândia Deficiência Visual EC 20 EQNN 2/4 AE – Ceilândia Sul (61) 39013738
CEF 35 EQNN 1/3 – Ceilândia Norte (61) 39013748
Deficiência Auditiva EC 03 QNM 18 – Ceilândia Norte (61) 39013720
EC 15 EQNN 8/10 – Ceilândia Sul (61)  39016851
CEF 07 EQNM 5/7 – Ceilândia Sul (61) 39013725
Altas Habilidades EC 64 EQNM 17/19 – Ceilândia Sul (61) 39013764
Gama Deficiência Visual CED 08 Pç 4 Bl A E/Qd 4/10 – St Sul Gama (61) 39018105
Deficiência Auditiva EC 09 Qd 3 AE EC 9 – St Sul Gama (61) 39018116
EC 12 Qd 1 AE 1 – St Norte Gama (61) 39018064
CEF 08 Pç 2 AE CEF 8 – St Sul Gama (61) 39018321
Altas Habilidades CEF 04 Qd EQ 29/33 3 – St Leste Gama (61) 39012607
Guará Deficiência Visual CEF-04 Qd QE 12 AE A – Guará I (61) 39013703
Deficiência Auditiva CEF-01 Qd QE 4 AE J – Guará I (61) 33811807
EC 01/Estrutural St Central Pç Estrutural – Estrutural (61) 30262196
Altas Habilidades CEF-01 Qd QE 4 AE J – Guará I (61) 33811807
Núcleo Bandeirante Deficiência Auditiva CED 02 do Riacho Fundo Qd 7 AE 12 – Riacho Fundo I (61) 39017958
Altas Habilidades CED 02 do Riacho Fundo Qd 7 AE 12 – Riacho Fundo I (61) 39017958
CAIC JK SMPW Qd 6 Cj 1 – St de Mansões Park Way (61) 39014349
Paranoá Deficiência Visual EC 04 Qd 14 1 – Paranoá – CEP: 715 (61) 39017556
CEM 01 Qd 4 Cj A Lt 5 – Paranoá (61) 30494579
Deficiência Auditiva EC 04 Qd 14 1 – Paranoá (61) 39017556
CEF 03 Qd 26 AE – Paranoá (61) 39017561
Altas Habilidades CEF 01 AE Barragem do Paranoá Qd 3 – Paranoá (61) 39017562
Planaltina Deficiência Visual CEF 01 St Educacional de Planaltina (61) 39014474
Deficiência Auditiva EC 01 Av Independência Qd 102 1 – Planaltina (61) 39014445
CEF 01 St Educacional de Planaltina (61) 39014474
Altas Habilidades CEP-ET St Hospitalar Planaltina (61) 39016788
Plano Piloto Deficiência Visual EC 410 Sul Qd SQS 410 – Asa Sul (61) 39011525
CEF 405 Sul Qd SQS 405 – Asa Sul (61) 39017694
CEM Setor Leste Qd SGAS 611/612 – Asa Sul (61) 39017606
CESAS Qd SGAS 602 – Asa Sul (61) 39012605
CIL 02 de Brasília Qd SHCGN – CEP: 711 – Asa Norte (61) 39017603
EMB Qd SGAS 602 Mod D Parte A – Asa Sul (61) 39016760
Deficiência Auditiva EC 114 Sul SQS 114 – Asa Sul (61) 39012504
CEF 214 Sul Qd SQS 214 – Asa Sul (61) 39012502
CEM Elefante Branco Qd SGAS 908, Módulos 25/26, AE (61) 39017616
Altas Habilidades EC 113 Norte Qd SQN 113 – Asa Norte 70763000 (61) 39017522
EC 115 Norte Qd SQN 115 – Asa Norte (61) 39017523
EC 411 Norte Qd SQN 411 AE – Asa Norte (61) 39017534
CEF 01 do Varjão Qd 7 Cj D Lt 2 – St de Habit Indiv Norte – Varjão (61) 39017543
EC111 Sul Qd SQS 111 – Asa Sul (61) 39012507
CED GISNO Qd SGAN 907 – Asa Norte (61) 39017519
CEF 01 CELAN  Qd SHIN QI 4/6 – St de Habit Indiv Norte (61) 39017544
CED 02 do Cruzeiro SHCES Qd 805 – Cruzeiro Novo (61) 39018338
CEM Elefante Branco Qd SGAS 908 , Módulos 25/26, AE (61) 39017616
Recanto das Emas Deficiência Visual CEF 113 Qd 113 Cj 8-A – Recanto das Emas (61) 39013356
Deficiência Auditiva CEF 106 Qd 106 Cj 2-B Lt 1 – Recanto das Emas (61) 39013354
CEF 301 Qd 301 Cj Lt 7 – Recanto das Emas (61) 39013643
CEM 804 Qd 804 AE 1 – Recanto das Emas (61) 39013656
Altas Habilidades EC 203 Av Recanto Qd 203 Lt – Recanto das Emas (61) 39018165
Samambaia Deficiência Visual CEF 404 AE 1 – Samambaia Norte (61) 39018033
Deficiência Auditiva CEF 120 QN 122 Cj 4 1 – Samambaia Sul (61) 39013119
Altas Habilidades CEF 120 Qd QN 122 Cj 4 1 – Samambaia Sul (61) 39013119
CEM 304 Qd QR 304 Cj 4 – Samambaia Sul (61) 39017718
CAIC Airton Sena Qd QR 117 – Samambaia Sul (61) 39017742
Santa Maria Deficiência Visual CEF 308 Qd CL 308 Bl B – Santa Maria (61) 39016586
CED 310 Qd CL 310 1 – Santa Maria (61) 39013369
Deficiência Auditiva EC 206 Qd CL 206 – Santa Maria (61) 39016581
CEF 209 Qd CL 209 Bl A – Santa Maria (61) 39016615
CED 310 Qd CL 310 1 – Santa Maria (61) 39013369
Altas Habilidades CAIC Santa Maria Qd EQ 215/315 Bl B – Santa Maria (61) 39016596
São  Sebastião Deficiência Visual CED São Francisco Qd 17, Lt 100- São Francisco – São Sebastião (61) 39018030
CAIC UNESCO Rua do CAIC – Centro São Sebastião (61) 39017701
Deficiência Auditiva CEF São Paulo Rua 1, Lt 1- St Tradicional São Sebastião (61) 39017702
CAIC UNESCO Rua do CAIC – Centro São Sebastião (61) 39017701
Altas Habilidades CEF Miguel Arcanjo Qd 2 3- São Bartolomeu – São Sebastião (61) 39013166
CAIC UNESCO Rua do CAIC – Centro São Sebastião (61) 39017701
Sobradinho Deficiência Visual CEF 04 Qd 15 – Sobradinho (61) 39013784
Deficiência Auditiva CEF 03 Qd 6 AE 2 – Sobradinho (61) 39013772
EC 15 Qd 3 – Sobradinho (61) 39017999
Altas Habilidades CEF 08 Qd AR 3 – St Oeste – Sobradinho II (61) 39018023
Taguatinga Deficiência Visual CEMAB Qd QSA 3/5 AE 1 – Taguatinga Sul (61) 39016675
Deficiência Auditiva Escola Bilíngue QNH 1/3 AE 2 – Taguatinga Norte (61) 39016741
Altas Habilidades EC 54 Qd QSD 32 – Taguatinga Sul (61) 39018010
CEMAB Qd QSA 3/5 AE 1 – Taguatinga Sul (61) 39016675

EJA interventiva

 

Educação de Jovens e Adultos Interventiva

 

Modalidade de ensino que atende exclusivamente, a estudantes jovens, adultos e idosos com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD)/Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Deficiência Intelectual (DI), com ou sem associação de outras deficiências e que:

Possuam, obrigatoriamente, 15 anos completos ou mais

Tiveram experiência e não se adaptaram em classes comuns inclusivas

Apresentem avanços nas aprendizagens acadêmicas

 

Trata-se de 607 estudantes matriculados em 53 (cinquenta e três) turmas de 1° e 2° segmentos, distribuídas em 12 (doze) Coordenações Regionais de Ensino, conforme tabela a seguir:

 

Veja aqui o endereço das escolas

CRE UE 
Brazlândia CEF 02 de Brazlândia
Ceilândia CEF 04 de Ceilândia

CEF 13 de Ceilândia

CEd 07 de Ceilândia

CEd 16 de Ceilândia

Gama CEF 01 do Gama

CEF 04 do Gama

Guará CEF 04 do Guará

CEF 08 do Guará

Paranoá CEF 02 Paranoá
Planaltina CEF 01 de Planaltina
 

Samambaia

CEF 404 de Samambaia

CEF 312 de Samambaia

CEd 123 de Samambaia

CEd 619 de Samambaia

Santa Maria CEF 103 de Santa Maria
São Sebastião CEd São Bartolomeu
Sobradinho CEM 04 de Sobradinho
Recanto Das Emas CEF 802 do Recanto das Emas

CEM 111 do Recanto das Emas

Taguatinga CEd 02 de Taguatinga

CEd 06 de Taguatinga

Fonte: I-Educar

 

 

Informações atualizadas em maio/2023

Fonte: Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral

Siglas

 

 

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